Lançamento do Bairro Comercial Digital revela transformação tecnológica para impulsionar comércio na região
Publicado em 03-06-2025 Atualizado em 03-06-2025Os barreirenses vão poder contar com uma plataforma de compras no Município, com comerciantes locais, beneficiando de entregas diretamente em casa, graças a uma rede de estafetas integrada, ou podendo recolher as suas compras a caminho de casa, em cacifos digitais. Tudo graças ao projeto “Barreiro Digital”, que vai contar com várias soluções implementadas pela NOS, um dos parceiros, suportadas por 5G, para impulsionar o comércio local e promover o desenvolvimento económico e a sustentabilidade da região.
As novas soluções, já instaladas na cidade, pretendem revitalizar o comércio local, promovendo a sua competitividade, inovação e adaptabilidade às necessidades dos consumidores. Além destas funcionalidades, o Município passará a disponibilizar, também, WiFi gratuito à população.
Uma
que permite uma maior visibilidade dos comerciantes locais e comodidade aos habitantes do Barreiro. Além da compra e encomenda de produtos, a plataforma oferece uma variedade de serviços, incluindo agendamentos em estabelecimentos locais ou gestão eficiente de filas de espera. Uma APP disponibilizada aos visitantes da região vai também recorrer a realidade aumentada para disponibilizar uma orientação mais envolvente e precisa sobre localização de lojas, informações aos consumidores ou até a componente histórica das ruas da cidade.
No caso de as pessoas solicitarem uma entrega em casa, a plataforma está integrada com um sistema de
, que permite aos estafetas recorrer a várias bicicletas partilhadas, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável no Concelho. Os munícipes poderão também optar por recolher as suas compras em
estrategicamente localizados. Desta forma, poderão, por exemplo, fazer uma encomenda enquanto estão no trabalho e recolhê-la num cacifo, no seu caminho para casa.
Para uma melhor promoção do comércio local, está a ser instalada uma rede de
e
, cujo conteúdo pode ser facilmente atualizado, em tempo real, usando um telemóvel ou computador ligado à plataforma. Além de permitir a partilha de campanhas locais ou informações sobre o bairro comercial digital, estes mupis ainda permitirão às pessoas tirar fotos ou selfies e partilhar, de forma imediata, nas redes sociais.
De forma a tornar o Barreiro um local mais propício ao desenvolvimento económico e social, a Autarquia está ainda a recorrer a uma solução de
da NOS para monitorizar situações anómalas que possam pôr em causa a segurança e o bom funcionamento do bairro, como acumulação de resíduos ou acidentes rodoviários. Simultaneamente,
permitem monitorizar o fluxo de utilizadores de transportes públicos, bem como tempos de espera, e, ainda, detetar quedas, para uma mais rápida assistência. Sensores instalados pela cidade permitem ao Município obter informações úteis para tomar decisões de gestão urbanística, como contagem de veículos ou de pessoas, bem como monitorizar parâmetros ambientais, como qualidade do ar, temperatura, humidade, pressão atmosférica, ruído, ou emissão de CO2.
Todas estas soluções podem ser geridas através de uma Sala de Comando e Controlo, onde é possível também visualizar e analisar todos os parâmetros recolhidos.
O momento da visita a estas tecnologias, contou com a presença do Vice-Presidente, Rui Braga, assim como de Pedro Marrazes Figueiredo, Diretor Comercial da Administração Pública da NOS Portugal, Fábio Fernandes, da Direção-Geral das Atividades Económicas, e Susana Brito, da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. Marcaram também presença os parceiros do projeto: EST Barreiro, IPAM Lisboa e Transportes Colectivos do Barreiro (TCBTransportes Colectivos do Barreiro).
Rui Braga, Vice-Presidente da CMBCâmara Municipal do Barreiro, sublinhou a importância destas funcionalidades para o futuro urbano: “
O projeto Barreiro Digital integra a iniciativa nacional Bairros Comerciais Digitais, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRRPlano de Recuperação e Resiliência). Para além das soluções tecnológicas já visíveis, o projeto aposta em formação gratuita e presença digital alargada para capacitar o comércio local e dinamizar o tecido económico da cidade.
O Barreiro está, assim, a afirmar-se como um território pioneiro na integração da tecnologia ao serviço da qualidade de vida e do desenvolvimento urbano inteligente.