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Tinder compromete-se a fornecer informações claras sobre preços personalizados

Publicado em 21-03-2024 Atualizado em 21-03-2024
Imagem informativa do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor

Imagem que acompanha o texto

O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), através da Direção-Geral do Consumidor (DGC), informa que a plataforma de encontros Tinder, na sequência de um diálogo com a Comissão Europeia e as autoridades nacionais de consumo, assumiu o compromisso de passar a prestar informação mais clara para os consumidores, no que se refere aos descontos para os serviços premium.

De acordo com o comunicado divulgado pela Comissão Europeia, o Tinder utiliza meios automáticos, por exemplo, para identificar consumidores que demonstram pouco interesse em aderir a serviços premium através do pagamento do preço padrão para, posteriormente, oferecer descontos personalizados. Personalizar descontos sem informar explicitamente os consumidores é considerada uma má prática e constitui uma violação dos direitos dos consumidores, pois impede uma tomada de decisão informada.
Mais se informa que a Rede de Cooperação para a Defesa do Consumidor, coordenada pela Comissão Europeia e liderada pela Agência Sueca do Consumidor e pela Autoridade Holandesa para Consumidores e Mercados, iniciou o diálogo com o Tinder em julho de 2022. Após o processo negocial, o Tinder comprometeu-se a executar as seguintes medidas, até abril de 2024:

  • Não aplicar preços personalizados com base na idade sem informar os consumidores de forma clara e antecipada;
  • Informar claramente os consumidores de que os descontos nos preços dos serviços premium são personalizados através de meios automáticos;
  • Informar os consumidores sobre o motivo da oferta de descontos personalizados.

A Rede de Cooperação para a Defesa do Consumidor vai monitorizar a implementação destes compromissos na aplicação e, se necessário, aplicar multas para assegurar a execução dos mesmos.

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