Skip to main content

Rede Ciclável do Barreiro | Três primeiras fases da Rede já concluídas

Publicado em 24-09-2014 Atualizado em 25-08-2023
Rede Ciclável do Barreiro | Três primeiras fases da Rede já concluídas

O Auditório da Biblioteca Municipal foi palco para esta 5ª Reunião do Conselho de Mobilidade, na noite de sexta-feira, 19 de setembro, uma iniciativa que, por estar integrada na Semana Europeia, contou com a habitual presença dos seus membros institucionais – associações de pais, PSP, Fidalbyke, e Uniões de Freguesia, entre outros – mas, abriu, igualmente, as portas à população do Concelho.

Rede Ciclável do Barreiro em fase de conclusão
A propósito da temática “As nossas ruas a nossa escolha”, foi feita uma apresentação da Rede Ciclável do Barreiro, um instrumento de planeamento que propõe o traçado de uma rede de percursos cicláveis para o Município do Barreiro. No âmbito desta sessão foi revelado que a Rede é constituída por quatro fases, três das quais já concluídas, e que está em desenvolvimento o programa de intervenção para a quarta fase, previsivelmente a concluir durante o primeiro trimestre de 2015.

Plano de Mobilidade e Transportes Intermunicipal (PMTI)
Sobre o Plano de Mobilidade e Transportes Intermunicipal, coordenado pelo Município do Barreiro e do qual também fazem parte as câmaras do Seixal, Palmela, Moita e Sesimbra, foi apresentada a fase de construção de cenários e de definição da estratégia. Estima-se que o Plano de Mobilidade e Transportes Intermunicipal esteja concluído até ao final de 2014.

Outro dos assuntos abordados nesta reunião teve que ver com o Projecto REPARA – Regeneração Programada da Área Ribeirinha de Alburrica, na sua componente mobilidade, com incidência na melhoria na circulação pedonal.

Assuntos diversos relacionados com os Transportes Colectivos do Barreiro ocuparam, também a atenção dos membros da mesa e da assistência.

Refira-se que o Conselho Local foi moderado pelo Vereador Rui Lopo, e os vários temas objeto de abordagem foram protagonizados pela equipa – Arquiteto Bruno Lamas e pela geógrafa Maria João Silveira, do Consórcio Figueira de Sousa/Bruno Soares Arquitetos, responsáveis pela elaboração desta etapa do PMTI, pelo Arquiteto João Paulo Lopes, que chefia a Divisão do Planeamento Mobilidade e Ambiente da CMB, e pelo Engenheiro Nuno Ferreira, que chefia a Divisão dos Transportes Coletivos do Barreiro.