Proteção Civil do Barreiro | Informação à população sobre as Jornadas Mundiais da Juventude 2023

Publicado em 30-07-2023 Atualizado em 08-01-2024

O Barreiro é uma das cidades que vai acolher jovens peregrinos entre os dias 01 e 06 de agosto, que irão participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se antevê como o maior evento realizado em Portugal.

Durante este período, é expectável uma afluência de cerca de 4.000 peregrinos, maioritariamente de países de língua oficial espanhola, a pernoitar e a participar em atividades. Com um aumento temporário da população residente entre 5% e 10%, será provável um aumento de afluência a espaços públicos, transportes públicos, espaços comerciais e circulação pedonal, que pode de alguma forma interferir com os hábitos diários de muitos de nós na nossa cidade.

Contamos com a colaboração de todos os barreirenses neste imprescindível esforço coletivo para receber bem quem nos visitará, tornando a sua experiência tão gratificante e segura quanto possível.

Os peregrinos ficarão, maioritariamente, alojados em equipamentos de gestão municipal e do movimento associativo do concelho. Muitos outros ficarão também alojados em famílias de acolhimento. As paróquias assegurarão, com recurso a voluntários, o acompanhamento e apoio aos grupos de jovens peregrinos durante a sua estadia, organizando e realizando várias atividades culturais, religiosas, turísticas e desportivas.

O município do Barreiro, através da Proteção Civil municipal, disponibilizou aos peregrinos um folheto com informações úteis para a sua estadia e conselhos de segurança e irá garantir uma permanente articulação com a organização da JMJ e vários agentes de proteção civil, garantindo o cumprimento das normas definidas.