Skip to main content

Orçamento Participativo do Barreiro 2020 | “Lavadouro de Coina” e “Barreiro em Bicicleta” são os vencedores

Publicado em 02-12-2020 Atualizado em 15-11-2023
Orçamento Participativo do Barreiro 2020 | “Lavadouro de Coina” e “Barreiro em Bicicleta” são os vencedores

“Lavadouro de Coina” e “Barreiro em Bicicleta” são os projetos vencedores do Orçamento Participativo (OP) do Barreiro 2020. O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, entregou os cheques simbólicos aos vencedores, no dia 26 de novembro. Um cheque no valor de 15.000€ foi atribuído ao projeto “Lavadouro de Coina” e o outro cheque, no valor de 10.000€, foi entregue ao “Barreiro em Bicicleta”.

O OP, refira-se, possibilita aos munícipes a elaboração de projetos que pretendam ver implementados na cidade e, ao mesmo tempo, o poder de decisão sobre uma “fatia” do orçamento municipal.
Apesar de ter sido realizada num ano atípico, Frederico Rosa frisou que esta foi a primeira experiência de um projeto que “vai contribuir para trazer um maior envolvimento e mais pessoas a discutir uma parte do orçamento municipal”.
Para além de felicitar a equipa técnica que esteve à frente do projeto, por ter realizado “um trabalho extraordinário”, considera que os projetos vencedores “revelam muito do que era a nossa ideia e nós temos aqui duas pessoas apaixonadas pelas suas áreas. Eles são um bom exemplo e os embaixadores deste Orçamento Participativo”. Deu, igualmente, os parabéns aos vencedores porque “conseguiram ter iniciativa, vontade e persistência nesta altura de pandemia. Com a vontade que têm e os projetos que trouxeram e, acima de tudo, com a paixão que têm pelo Barreiro, não podemos aspirar melhor do que estes dois exemplos que tivemos aqui”, confessou.
O edil lamentou o facto da cerimónia ter sido realizada em formato reduzido, contudo considera “os projetos que nos chegaram e as pessoas por detrás destes, mostram que valeu a pena”.

“Lavadouro de Coina”
Na opinião do autor do projeto, João Salvado, o OP constitui “um desafio muito importante para os munícipes, porque é um instrumento que nos permite intervir sobre o futuro da nossa cidade. Acho importantíssimo que estas iniciativas continuem a ser feitas”.
Este trabalho pretende “recuperar e requalificar um monumento histórico e dar alguma vitalidade àquela zona”. Explicou que o seu projeto assentou em conversas que teve com a população que vivenciou a utilização do Lavadouro, entre 1939 e 1994, quando esteve em pleno uso.
De referir que o “Lavadouro de Coina” foi elaborado por um jovem. Na sua opinião “nós temos de intervir pelo futuro na nossa freguesia (com uma população muito envelhecida) e esta é uma oportunidade para isso”.

foto2

“Barreiro em Bicicleta”
“Uma oportunidade para fazer valer a nossa voz e as nossas ideias” é assim que Tiago Neves, autor do projeto “Barreiro em Bicicleta” classifica o Orçamento Participativo. Acrescentou, ainda, que “é muito fácil criticar a ação da CMB e do Presidente, mas se calhar é difícil apresentar ideias e participar. Dá trabalho e é preciso pensar na maneira de agir na cidade e no território. Essa foi a minha intenção”, explicou.
O autor do projeto considera que “muito está a ser feito pela cidade, mas que ainda se pode fazer mais e darmos o nosso contributo para uma cidade mais verde, com uma mobilidade mais sustentável e com menos carros, mais saudável, menos poluída e mais segura para as crianças e para as pessoas que circulam na via pública”.

foto3