Skip to main content

Jazz no Parque | 28, 29 e 30 de junho | 1º Festival no Barreiro

Publicado em 27-06-2019 Atualizado em 15-09-2023
jazz_no_parque_apresentacao_09__2_
jazz_no_parque_apresentacao_25__2_
jazz_no_parque_apresentacao_04
jazz_no_parque_apresentacao_07
jazz_no_parque_apresentacao_10
jazz_no_parque_apresentacao_016
jazz_no_parque_apresentacao_16
jazz_no_parque_apresentacao_18
jazz_no_parque_apresentacao_19
jazz_no_parque_apresentacao_20
jazz_no_parque_apresentacao_14__2_
jazz_no_parque_apresentacao_12__2_

Jazz no Parque, o 1º Festival no Barreiro, vai decorrer dias 28, 29 e 30 de junho, no Parque da Cidade. Com entrada gratuita, e com o incontornável músico barreirense e referência do jazz em Portugal, Jorge Moniz, como curador, trará ao Barreiro grandes nomes do panorama internacional da música.

A contagem decrescente para o evento, conforme sublinhou o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), na Sessão de Apresentação do evento, que se realizou, ao final da tarde do dia 16, no estabelecimento de restauração, no Parque da Cidade, Coffeetaria, já começou. Frederico Rosa lembrou a história deste estilo no Concelho, com nomes como os de José António Batata que marcaram um momento muito importante do jazz. À criação de um “espaço livre”, “um espaço de convívio”, o Presidente acrescentou o objetivo de “criar novos hábitos”. Com a presença, no programa (https://www.cm-barreiro.pt/pages/694?event_id=1973), de nomes de referência internacional, Frederico Rosa disse ser este um primeiro passo para que este evento, que se pretende que seja para famílias, seja “uma referência a nível nacional”.

“Este Festival já está na nossa ideia há muito tempo”, referiu a Vereadora da Cultura da CMB. É, também, disse Sara Ferreira, uma homenagem aos 20 anos da Escola de Jazz do Barreiro (EJB), que se cumprem em 2019, “escola que muito nos tem dado” e cuja importância considerou “inquestionável”. Este Festival, que decorre no Parque da Cidade, um “espaço de fruição pública”, é a 1ª edição – um “ano zero que seja o primeiro de muitos”.

Manifestando-se satisfeito com a realização do evento na “sua” cidade, Jorge Moniz, que dispensa apresentações, sublinhou o facto de ter uma “programação relativamente eclética” visando a “criação de público”.

O Diretor Musical da Big Band (BB) da EJB lembrou os também 20 anos da banda. A temática do concerto da BB em Jazz no Parque terá a particularidade e atração de ser a “história do jazz no Barreiro”. Terá, segundo José Monteiro, cinco convidados especiais, “músicos que se relacionam com a Escola, de forma muito íntima”: Beatriz Nunes (voz), Rita Maria (voz), Luís Cunha (trompete), Francisco Andrade (saxofone tenor) e Iuri Gaspar (piano). Vai ter um repertório, “ diria, cem por cento barreirense”.

A Apresentação Pública terminou com um Apontamento Musical protagonizado pela dupla Luís Cartaxo (guitarra) e José Monteiro (contrabaixo).

Jazz no Parque é uma organização CMB/EJB, com apoio à divulgação da Antena 2.

Programa completo em: https://www.cm-barreiro.pt/pages/694?event_id=1973.