Skip to main content

Início do ano hidrológico | Proteção Civil do Barreiro aconselha

Publicado em 02-10-2022 Atualizado em 08-01-2024
Início do ano hidrológico | Proteção Civil do Barreiro aconselha

O SMPC do Barreiro informará a população, sempre que se justifique, das medidas a tomar, de acordo com os riscos que venham a ser considerados, através dos alertas emitidos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Início do Ano Hidrológico

O mês de outubro assinala o início do ano hidrológico, altura em que começa o período mais chuvoso do ano. O ano em curso tem sido particularmente seco, com ocorrência de pouca precipitação, o que originou o período de seca que atinge grande parte do território continental. As primeiras chuvas de Outono, acompanhadas de vento por vezes forte, são geralmente responsáveis pelo arrastamento e concentração de resíduos sólidos que se acumularam durante a estação seca em locais desadequados (sarjetas, sumidouros, valetas), originando acumulação de águas pluviais que poderão provocar cortes de vias de comunicação ou mesmo inundações nos pisos mais baixos de edifícios.

Medidas de Autoproteção

De forma a minimizar os efeitos destes cenários, o Serviço Municipal de Proteção Civil recomenta:
Limpar e desobstruir ralos e canais de drenagem de quintais, varandas, caves e garagens;
• Rever os sistemas de bombagem;
• Limpar algerozes e caleiras;
• Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
• Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte.

Medidas Adicionais

Recomenda-se que para minimizar os efeitos decorrentes das primeiras chuvas, nomeadamente no que diz respeito à condução de viaturas:
Seja adotada uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;
• Não atravesse zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.