Apresentação de livro “O Manuscrito – Antes que a memória se apague” de Maria-Adelaide Oliveira

Atualizado em 04-09-2023

16 junho 2023 | 16h00

Biblioteca Municipal do Barreiro – Auditório Manuel Cabanas

Autora:

Maria-Adelaide Oliveira nasceu na Barra-Cheia, concelho da Moita.

No Barreiro, obteve um diploma em Comércio, na Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva. Depois, frequentou o Instituto Britânico e paralelamente a Escola Comercial Patrício Prazeres, em Lisboa.

Em 1976, emigrou para o Canadá, onde trabalhou num Ministério do Governo Canadiano. Na Província do Québec, onde reside, obteve um diploma em estudos literários da Faculdade das Artes e Letras da Universidade do Quebeque, em Montreal (UQAM).

Paralelamente ao seu emprego na função pública, e durante vinte anos, lecionou nas escolas comunitárias portuguesas – Santa Cruz e Português do Atlântico – as disciplinas de Língua e Cultura portuguesas, onde pôs em prática a sua imaginação, criando peças de teatro e cantigas para os seus alunos.

Faz parte de um grupo de escritores que fundou a Biblioteca José d’Almançor, na comunidade portuguesa de Montreal e apresenta duas vezes por mês uma rubrica sobre literatura lusófona ou luso canadiana na rádio local da comunidade, “Radio Centre-Ville de Montréal”, nas ondas FM 102.3.

Quando se aposentou, retomou a escrita do seu romance, O Manuscrito – ficção inspirada de várias histórias que ouvira contar, ainda em criança – e, porque as memórias se vão extinguindo, acrescentou-lhe o subtítulo: Antes que a memória se apague.

Sinopse da obra:

“O Manuscrito – Antes que a memória se apague”

O Manuscrito é um romance de ficção, inspirado em factos reais, ocorridos na Península de Setúbal entre 1898 e 1945. Ele é sobretudo uma viagem pelo passado, que pretende ser simultaneamente um alerta para as gerações futuras e uma singela homenagem a todos os que ali viveram nessa época, e que tiveram a coragem de mudar o rumo das suas vidas com a firme vontade de concretizarem os seus sonhos.

O Manuscrito é um leque de histórias vividas por mulheres de diversas condições sociais do passado e que tem como objetivo abanar as consciências do presente, para que o futuro delas seja diferente e promissor.

É também um romance de amor que evidencia o facto que a emigração pode resultar de um mal-estar ou inconformismo no seu próprio país.

Através de uma história de amor, o romance mostra-nos a vivência e as crenças da época, bem como os acontecimentos que deixaram marcas, quantas vezes negativas, naquela região, antes e durante o governo de Salazar, o Estado Novo, até ao fim da 2ª Guerra Mundial (1939-1945).

Do princípio ao fim, o Manuscrito é um abraço entre dois continentes: Europa e América.

Contar para evidenciar o que não queremos que volte a acontecer. Contar, porque se não o fizermos agora, perder-se-ão para sempre: contar antes que A Memória Se Apague.

Público em geral | Entrada gratuita | Org.: CMB e Autora