Conselho Local de Ação Social aprova diagnóstico social e pareceres positivos para instalação de novas creches no Barreiro
Publicado em 30-01-2023 Atualizado em 28-08-2023O Conselho Local de Ação Social do Barreiro (CLASBConselho Local de Ação Social do Barreiro) realizou a sua 54ª Reunião Plenária, no passado dia 24 de janeiro, no Espaço Memória. Marcaram presença neste evento a Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, Sara Ferreira, responsável pelas divisões de Intervenção Social, Igualdade e Saúde (DISISDivisão de Intervenção Social, Igualdade e Saúde), e de Habitação; Rui Coelho, em representação do Centro Distrital de Segurança Social – Setúbal; Fernanda Ventura, da Associação de Mulheres com Patologia Mamária, Núcleo Executivo (NE) do CLASBConselho Local de Ação Social do Barreiro); o técnico da CMBCâmara Municipal do Barreiro, da DISISDivisão de Intervenção Social, Igualdade e Saúde, Secretário Técnico do CLASBConselho Local de Ação Social do Barreiro, Armando Gomes; entre outros representantes de entidades.
“Trata-se de uma reunião importante. Em 1º lugar porque aprovámos um diagnóstico social que nos vai permitir traçar o Plano de Desenvolvimento Social para o triénio 2023/26. Além disso, aprovámos dois pareceres positivos para a instalação de duas novas creches no Concelho do Barreiro. Ou seja, o alargamento da resposta de ‘Os Franceses’ para mais 25 crianças; e a Rumo, no antigo ‘Os Reguilas’, na Cidade Sol, para a implementação de 60 novos lugares de creche naquela Freguesia [Santo António da Charneca], que, desde que o equipamento fechou, não tem nenhuma resposta solidária”, contextualizou a Vereadora.
Além da apreciação e deliberação sobre os pareceres emitidos pelo NE referentes aos projetos de creche da Cooperativa RUMO e de “Os Franceses”, no âmbito do PRRPlano de Recuperação e Resiliência, foram aprovadas nesta reunião a análise e deliberação sobre a Proposta de Diagnóstico Social do Concelho do Barreiro 2022 e a Ata da anterior Reunião Plenária do CLASBConselho Local de Ação Social do Barreiro. Foi, ainda, apresentado o Relatório de Monitorização Semestral de Atividades do CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social – 4G “Comsigo” e prestada informação e sensibilização da Parceria pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais sobre a prestação de trabalho a favor da Comunidade.