Centenas de pessoas aderem à “Provocação de Sabores”

Publicado em 09-05-2022 Atualizado em 31-01-2024
3
4
2

Cerca de 300 pessoas participaram na primeira edição de “Provocação de Sabores”, nos dias 7 e 8 de maio, numa parceria entre o Município do Barreiro e a Vinus Rarus, na Escola de Jazz do Barreiro.

Ao som de música Jazz, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer e degustar os vinhos de 26 produtores nacionais.
Os Vereadores Maria João Regalo e Rui Pereira, e o fadista Jorge Fernando, padrinho do evento, marcaram presença nesta iniciativa inédita no Barreiro.
Na opinião da Vereadora, responsável pela área do Turismo, “o Barreiro merecia um evento como este”. A “Provocação de Sabores” pretende “dar a conhecer a nossa cidade, que tão bem sabe acolher, fomentar e diversificar a oferta local de eventos aos Barreirenses e a quem nos visita”.
De acordo com Maria João Regalo a “Provocação de Sabores” é “uma primeira experiência. Um momento de conhecimento, mas sobretudo de convívio e celebração. Temos produtores de norte a sul do País, incluindo ilhas, e estamos a ter uma excelente adesão de toda a gente, acompanhado pela música da Escola de Jazz do Barreiro”, referiu.

O evento quer homenagear o vinho “Bastardinho”. A Vereadora salientou que “a história do Barreiro está, também, ligada ao vinho, através do famoso “Bastardinho”, reconhecido além-fronteiras e sendo, ainda hoje, uma referência incontornável da Vila do Lavradio e uma memória de muitos Barreirenses”.
Mediante o sucesso desta edição, a Vereadora garantiu a realização de mais edições, no futuro.
O conhecido fadista Jorge Fernando apadrinhou este evento de natureza cultural que, na sua opinião, “transforma o Barreiro numa terra com cada vez mais brilho”.
Para Jorge Fernando “este evento é importante porque nos dá a oportunidade de conhecer vinhos que, na sua maioria, não estão à venda nos supermercados, e perceber que há um mercado paralelo, por exemplo, na cultura vinícola, onde se faz vinho com muito cuidado, carinho e apreço, e isso se reflete no paladar”.