Campanha de recolha de automóveis ligeiros de passageiros da marca Toyota, diversos modelos

Publicado em 21-03-2024 Atualizado em 21-03-2024
Imagem informativa do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor

O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), através da Direção-Geral do Consumidor (DGC), informa que, no âmbito do Safety Gate (Sistema de alerta rápido para produtos perigosos não alimentares)**, foram notificados os seguintes automóveis ligeiros de passageiros:

Notificação n.º: A12/00469/22
Categoria: Veículos a motor
Produto: Automóveis ligeiros de passageiros
Marca: Toyota
Tipo / número do modelo: – Model Name (Model Code): C-HR (MAXH10, NGX10, ZGX10, ZYX11), GR Yaris (GXPA16) and Yaris (KSP211, MXPA11, MXPH11);

– Type approval number: e6*2007/46*0338*04, e6*2007/46*0454*00, e6*2007/46*0437*01;

– Model Year:  2020- 2021.

Datas de produção / Ano do modelo: – C-HR (20.03.2020 – 26.07.2021);

– GR Yaris (24.06.2020 – 02.08.2021);

– Yaris (06.07.2020 – 21.06.2021).

País notificador: Portugal
País de origem: França, Japão e Turquia
Tipo de risco: Ferimentos
Defeito Técnico / Risco: A inicialização do sensor/radar, feita na fábrica, pode não ter sido realizada corretamente. Se isto acontecer, o radar não estará ativo. Nesta condição, o Sistema de Pré-Colisão (PCS) não irá detetar veículos à frente, das viaturas em questão, não transmitindo avisos ao condutor nem assistência à travagem.

Para além disto, a viatura não irá mostrar qualquer mensagem/aviso sobre a inativação do sistema de pré-colisão o que pode aumentar o risco de acidente.

Os veículos não estão em conformidade com os requisitos do Regulamento relativo à homologação e à fiscalização do mercado dos veículos a motor e seus reboques, e dos sistemas, componentes e unidades técnicas destinados a esses veículos.

Medidas adotadas: A medida de “Recolha do produto/veículo a motor junto dos utilizadores finais” foi iniciada no mercado do país notificador (Portugal) em 2022.

Identificação da campanha de recolha incluindo o mercado português (indicada pelo representante da marca): 22SMD-016.

Sítio de Internet do “Safety Gate” https://ec.europa.eu/safety-gate-alerts/screen/webReport

** A Direção-Geral do Consumidor (DGC) é o Ponto de Contacto nacional do “Safety Gate (Sistema de alerta rápido para produtos perigosos não alimentares)”. Este Sistema Europeu visa detetar a existência de produtos considerados perigosos nos 27 Estados-Membros (e nos países da Associação Europeia do Comércio Livre – EFTA) para tomada de medidas pelas respetivas autoridades competentes.

A DGC, como Ponto de Contacto Nacional, recebe as Notificações relativas aos produtos perigosos, emitidas através do referido Sistema, e encaminha-as para as Autoridades de fiscalização do mercado para a eventual adoção de medidas (retirada do mercado, proibição de comercialização, etc., …).

As Autoridades de fiscalização que podem tomar medidas para evitar a colocação de produtos perigosos no mercado nacional são: a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica); a ARAE (Autoridade Regional das Atividades Económicas da Região Autónoma da Madeira); a IRAE (Inspeção Regional das Atividades Económicas da Região Autónoma dos Açores); a AT (Autoridade Tributária e Aduaneira); o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P.); o INFARMED (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P.); e a PSP (Polícia de Segurança Pública).

Partilhe esta informação.