Skip to main content

Barreiro celebrou feriado municipal com homenagens a personalidades da terra e trabalhadores

Publicado em 28-06-2023 Atualizado em 22-11-2023
cerimonia_barreiro_reconhecido_dia_da_cidade_2023_2
cerimonia_barreiro_reconhecido_dia_da_cidade_2023_3
cerimonia_barreiro_reconhecido_dia_da_cidade_2023_4
cerimonia_barreiro_reconhecido_dia_da_cidade_2023_5
cerimonia_barreiro_reconhecido_dia_da_cidade_2023_6
cerimonia_barreiro_reconhecido_dia_da_cidade_2023_8
hastear_bandeiras_dia_da_cidade_2023_1
hastear_bandeiras_dia_da_cidade_2023_3
hastear_bandeiras_dia_da_cidade_2023_7
passeio_antonio_cordeiro_inauguracao_dia_da_cidade_2023_3
passeio_antonio_cordeiro_inauguracao_dia_da_cidade_2023_4
passeio_antonio_cordeiro_inauguracao_dia_da_cidade_2023_5
convivio_trabalhadores_dia_da_cidade_2023_1
convivio_trabalhadores_dia_da_cidade_2023_2

Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André, Amílcar Marcos, Maria Fernanda Ventura e Duarte Romão são os quatro homenageados com a “Medalha Barreiro Reconhecido” 2023 (biografias AQUI).

Foi em festa que se realizou, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, na tarde de ontem, quarta-feira, 28 de junho – Feriado Municipal –, a Cerimónia Barreiro Reconhecido 2023, na qual foram agraciadas figuras, a título individual ou coletivo, com impacto na vida do Concelho

Na sessão de Atribuição das Medalhas marcaram presença os presidentes da Câmara Municipal do Barreiro  (CMB), Frederico Rosa, e da Assembleia Municipal, André Pinotes Batista, o Vice-Presidente da CMB, Rui Braga, e os vereadores Humberto Faísca, Sara Ferreira, Rui Pedro Pereira, Miguel Amaral, Maria João Regalo, Carlos Guerreiro e Maria Arlete Cruz, e os presidentes das uniões das Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, Carlos Raposinho; de Barreiro e Lavradio, Gabriela Soares; de Palhais e Coina, Naciolinda Silvestre; e Junta de Freguesia de Santo António da Charneca, Isabel Ferreira.

“O Barreiro orgulha-se muito de todo o vosso trajeto”, sublinhou o Presidente da CMB, proferindo palavras com observações concretas de elogio sobre o trabalho de cada um dos homenageados. “É uma cerimónia, sempre, de emoções”, reconheceu, ainda, Frederico Rosa, percebendo-se em algumas faces a comoção.

Áreas/Homenageados “Medalha Barreiro Reconhecido” 2023:

• Área “Cultura, Desporto, Educação e Ciência”: GDESSA – Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André;

• “Trabalho e Desenvolvimento Económico”: Amílcar Marcos;

• “Luta pela Liberdade, Democracia e Cidadania”: Maria Fernanda Ventura;

• “Associativismo, Intervenção Social e Multiculturalidade”: Duarte Romão.

GDESSA – Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André. Vice-Presidente Joana Piteira: “Nunca é o nosso objetivo ser reconhecidos, mas quando o reconhecimento vem obviamente que é bom, até porque nos ajuda nesta missão de continuarmos a ter mais crianças, mais meninas e a contribuir para o futuro delas”. Presidente Nuno Ferreira: “Estou no clube há 20 anos (…) e acaba por ser ótimo o clube pelo qual temos uma grande paixão ser reconhecido neste dia [da Cidade, que é, também, de aniversário do Presidente do GDESSA]”.

Amílcar Marcos: “Muito feliz. Um reconhecimento, não sei…, acho que merecido, pelo meu longo percurso nesta vida dos automóveis e de empresário”.

Maria Fernanda Ventura: “É o reconhecimento da minha terra, das pessoas da minha terra, do Município da minha terra (…), dá sempre um incentivo e é um reconhecimento que algo tem sido bem feito durante este período de vida”.

Duarte Romão: “É uma honra (…). Sou eu o reconhecido, mas é uma equipa grande atrás de mim, como a família, também (…). Principalmente é uma honra fazer parte do leque de pessoas que já foram homenageadas”.

A Cerimónia contou com participação da ArteViva – Companhia de Teatro do Barreiro.

 

Período da manhã

A manhã do dia 28, arrancou com o Hastear Solene das Bandeiras, nos Paços do Concelho, seguido da Inauguração do Passeio Ribeirinho “António Cordeiro”, no antigo terreno Gaio, junto à Rua Miguel Pais. Um momento de enorme emoção, tratando-se de uma homenagem ao ator barreirense, já desaparecido, António Cordeiro. Foram muitos os presentes que fizerem questão de homenagear este artista, frequentador daquela zona da cidade.

Medalhas de antiguidade a trabalhadores

Na véspera do Feriado realizou-se o tradicional jantar/convívio de trabalhadores das autarquias do Barreiro – CMB, Uniões/Junta de Freguesia e Serviços Municipalizados de Transportes Colectivos do Barreiro (SMTCB), que contou com a presença de membros dos Executivos do Município e Uniões/Junta. Neste evento anual são entregues as medalhas de antiguidade aos funcionários das várias autarquias e SMTCB, com 15, 25 e 35 anos de serviço.

Atribuídos, igualmente, os troféus relativos aos Torneio de Futsal “Pela Água”, que envolve equipas masculinas e femininas, dinamizando um elevado número de funcionários, através da prática de atividade física e adeptas/os que o acompanham nas bancadas.