Ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do Barreiro

Publicado em 11-07-2022 Atualizado em 08-01-2024
Ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do Barreiro

Com a publicação do Despacho n.º 8513-A/2022 de 11 de julho, que declara a situação de contingência para todo o território continental, entre as 00h00 de 11 de julho e as 23h59 de 15 de julho, foi hoje ativado o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do Barreiro através do Despacho n.º 322/2022 de 11 de julho do Sr. Presidente da Câmara Municipal do Barreiro. Esta ativação decorre do n.º 4 do art.º 21.º da Lei de Bases da Proteção Civil, uma vez que a declaração de situação de contingência implica a ativação automática dos planos de emergência de proteção civil de nível territorial.

Neste período, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) elevou o nível de prontidão dos serviços da Câmara Municipal do Barreiro, para que se possa acorrer, de forma mais célere, a qualquer ocorrência que venha a surgir. Toda a informação foi disponibilizada aos elementos que compõem a Comissão Municipal de Proteção Civil, aos Presidentes das Uniões e Juntas de Freguesia do Concelho e a todos os Agentes de Proteção Civil e entidades cooperantes. O SMPC fará vigilância nas zonas identificadas de maior risco, designadamente na Mata Nacional da Machada, à semelhança do que está também previsto por parte do ICNF e GNR. Todos os meios técnicos e humanos do SMPC estão empenhados e disponíveis para acorrer às situações que possam vir a ter lugar no âmbito da situação de contingência.

O SMPC recorda que, com a publicação do Despacho n.º 8513-A/2022 de 11 de julho, foi declarada a situação de contingência para todo o território continental, entre as 00H00 de 11 de julho e as 23H59 de 15 de julho, mantendo-se assim a proibição de ACESSO, CIRCULAÇÃO E PERMANÊNCIA no interior dos espaços florestais, pelo que a Mata Nacional da Machada se encontra ENCERRADA para toda e qualquer atividade, com as devidas exceções previstas na Lei.

Em caso de incêndio ligue 112