19º Concurso de Gastronomia Ribeirinha | “Ó polvo que lavas no rio” do restaurante Tasca da Galega foi o vencedor

Publicado em 29-06-2017 Atualizado em 23-08-2023

O primeiro prémio do 19º Concurso de Gastronomia Ribeirinha foi atribuído ao restaurante Tasca da Galega com o prato “Ó polvo que lavas no rio”. O segundo e terceiro lugares foram para, respetivamente, “Dourada à moda Zeppelin”, do restaurante Zeppelin, e “Sushi Osaka”, do restaurante Sushi Barreiro. A entrega de prémios realizou-se no dia 28 de junho, no Clube Naval Barreirense.
Foram ainda entregues o Prémio Turismo ao restaurante La Nonna (prato “Sorrentino della Nonna”) e a Menção Honrosa ao restaurante Tavares (prato “Cataplana de garoupa com amêijoas e camarão”).

1º premio1º premio entrega2º premio2º premio entrega3º premiomenção honrosa entrega

O júri do concurso foi composto por: Maria Clara Pereira, representante da ERT-RL – Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa; Henrique Soares e Sónia Ferreira, representantes da CVRPS – Comissão Vitivinícola da Regional da Península de Setúbal; Mauro Ribeiro Silva, representante da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal; e Bruno Pimenta, representante do Gabinete de Turismo da CMB.

júri

Na entrega de prémios, que decorreu no dia 28 de junho, no Clube Naval Barreirense, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, salientou que o comércio tradicional e a restauração são “um elemento essencial para a vida das cidades”. No âmbito do tema do Concurso – Gastronomia Ribeirinha – considerou que a zona ribeirinha do Barreiro “será talvez o elemento diferenciador em relação aos outros concelhos” e falou sobre o que tem vindo a ser feito e o que está previsto com vista à sua requalificação.
Maria Clara Pereira, representante da ERT-RL – Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, referiu que “foi com agrado que verificámos que há um evoluir de qualidade do concurso. Melhorou em todos os aspetos”. Considerou que a restauração é um “contributo para o turismo na região. O turista vem procurar à região o que é tradicional, o que é nosso”.
Sónia Ferreira, representante da CVRPS – Comissão Vitivinícola da Regional da Península de Setúbal, referiu que todos os restaurantes conseguiram fazer algo de novo e sugeriu que, na carta de vinhos, estejam incluídos mais vinhos da Península de Setúbal.
Mauro Ribeiro Silva, representante da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, salientou que “foi bastante difícil escolher os vencedores” e considerou que a restauração é um sector importante para o Concelho e para o País.
Recorde-se que o 19º Concurso de Gastronomia Ribeirinha realizou-se de 12 a 23 de junho e contou com a participação dos seguintes restaurantes:
Açafrão das Índias (Caril Nepalês); A Charrua (Polvo albardado com arroz de lamejinha); A Tasca da Loira (Carapau na tasca); Leão D’ Ouro (Lombinho de dourada com puré e cocktail de fruta); La Nonna (Sorrentino della Nonna); Londrina Burger & Gin (South Bay); O Grelhador Mor (Medalhões de pampo Estuário do Tejo); Sushi Barreiro (Sushi Osaka); Tasca da Galega (Ó polvo que lavas no rio); Tavares (Cataplana de garoupa com amêijoas e camarão); Zeppelin (Dourada à moda Zeppelin).