18º Concurso Gastronomia Ribeirinha do Barreiro | 1º prémio – Tasca da Galega com “O polvo é quem mais ordena”

Publicado em 01-07-2016 Atualizado em 25-08-2023

O Restaurante Tasca da Galega, com o prato “O Polvo é quem mais ordena”, é o vencedor do 1º prémio do 18º Concurso de Gastronomia Ribeirinha do Barreiro. Em segundo lugar ficou o Restaurante La Nonna, com o prato “Risotto Neri Baccala” (Arroz arbóreo com tinta de choco, bacalhau, tomate seco, parmesão e coentros). O 3º Prémio foi para O Grelhador Mor, com “Rolinhos de corvina e camarão com arroz árabe”. Foram ainda entregues o Prémio Turismo à Taberna Andaluz (Arroz negro com sabores do Tejo e choco em tempura) e a Menção Honrosa ao restaurante A Charrua (Arroz de Polvo). Este ano, participaram 14 restaurantes.

A Entrega de Prémios decorreu a 30 de junho, a bordo do Varino Pestarola. Na iniciativa, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho agradeceu aos restaurantes participantes e às entidades que colaboraram no Concurso “o trabalho e a amabilidade”. “Queremos fazer sempre mais e melhor. Este concurso correu melhor que os anteriores e queremos no futuro dar passos ainda mais significativos”. Carlos Humberto de Carvalho salientou que a necessidade de trabalho em conjunto e referiu que “estamos empenhados em dar a ajuda que acharem mais adequada. Não temos capacidade de resolver os problemas todos, mas juntos podemos dar alguns passos. Estamos disponíveis para, com todos, colaborar”, nomeadamente no que respeita a candidaturas a fundos de apoio à atividade económica, formação, divulgação.

O 18º Concurso de Gastronomia Ribeirinha decorreu de 6 a 24 de junho e tem como objetivos a promoção e divulgação da gastronomia ribeirinha do Concelho, como património cultural e produto turístico, e a dinamização do tecido empresarial da restauração do Barreiro.

O júri do Concurso foi composto pela Entidade Regional de Turismo-Região de Lisboa, Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Este ano, o Concurso teve como novidade um Passaporte, que possibilitou aos clientes o acesso a ofertas.
O 1º Prémio é publicidade na traseira de autocarro dos Transportes Colectivos do Barreiro.

Consulte os restaurantes participantes na 18ª edição do Concurso AQUI.
Consulte os restaurantes que participam nas várias edições do Concurso de Gastronomia Ribeirinha AQUI.

1º prémio

2º prémio