17º Concurso de Gastronomia Ribeirinha 2015 | Primeiro prémio atribuído a Restaurante Mirasol 2

Publicado em 02-11-2015 Atualizado em 23-08-2023

A cerimónia de entrega dos prémios do 17º Concurso de Gastronomia Ribeirinha, do Barreiro, teve lugar no dia 31 de outubro, no Mercado Municipal 1º de Maio. Os vencedores desta edição foram: 1º Prémio – Restaurante Mirasol 2; 2º Prémio – Casa de Pasto Joaquim dos Petiscos; 3º Prémio – Londrina Burger & Gin; Prémio Turismo, atribuído pela Entidade Regional de Turismo – Restaurante Arrozaria.

Na entrega dos prémios, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro saudou todos os participantes no Concurso. Carlos Humberto de Carvalho acredita que “a restauração no Concelho vai novamente crescer e ter dinamismo”, salientando que “é minha convicção que o número de visitantes no Barreiro vai aumentar. Estamos a trabalhar nessa direção”.
O Autarca considera que “as questões do emprego, do desenvolvimento económico e da criação de riqueza são fundamentais, são determinantes para o desenvolvimento do Concelho do Barreiro”. E, neste sentido, Carlos Humberto de Carvalho reafirmou a disponibilidade da Autarquia “para ajudar, encontrar caminhos, refletir em conjunto e concretizar”.

Por seu lado, Maria Clara Pereira, da Entidade Regional de Turismo, referiu, em nome do júri do Concurso, que “receber bem” é o que “temos de privilegiar. Saber receber através da oferta que cada restaurante prepara nos seus menus, na forma como atende os seus clientes e no ambiente que proporciona no seu estabelecimento”.
Maria Clara Pereira felicitou “os restaurantes concorrentes que, através da criatividade, gosto e interesse, nos receberam e presentearam com as suas iguarias. Um muito obrigado a todos pela vossa participação e empenho, pois é desta forma que construiremos uma oferta gastronómica de excelência na nossa região”.

Recorde-se que o 17º Concurso de Gastronomia Ribeirinha 2015 decorreu entre 7 e 27 de outubro tendo contado com a participação de 11 restaurantes:

– Casa de Pasto Joaquim dos Petiscos com Cataplana de Cavala
– Londrina Burger & Gin com River Side com Hambúrguer de corvina e camarão em cama de açorda
– Restaurante “ A Foca “ com Açorda de camarão
– Restaurante A Tasca da Galega com “La piovra” à Galega
– Restaurante Arrozaria com Arroz de lingueirão
– Restaurante Casa Transmontana com Polvo à Transmontana
– Restaurante Grelhador Mor com Medalhões de robalo à Mor
– Restaurante Napolitano com Pataniscas de polvo com arroz de berbigão
– Restaurante Zeppelin com Rolinho de robalo da Praia Pequena
– Restaurante Mirasol 2 com Arroz de polvo com cavaquinho à Mirasol
– Snack-Bar Assoc. Fuzileiros com Ensopado de safio

Os membros do júri deste concurso foram Chefe Maria Isabel Gordo, Chefe Celso Dias, a Representante da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, Maria Clara Pereira, e a Representante da Câmara Municipal do Barreiro, Márcia Calafate.