Utilização da eletricidade
O que fazer em caso de… utilização da electricidade
A eletricidade torna possível as coisas boas a que nos habituámos, mas também exige cuidados na sua utilização: uma atuação incorreta pode causar grandes danos, lesões irrecuperáveis ou mesmo a morte. Os acidentes elétricos acontecem normalmente por ignorância, imprudência ou negligência.
Grande número dos acidentes ocorre porque não conhecemos ou não sabemos lidar com o risco elétrico, porque os aparelhos ou as instalações elétricas não estão em boas condições, ou porque o risco é subestimado.
Também a eletricidade, quando mal utilizada, pode causar danos nas pessoas e nas instalações.
A eletricidade é a forma de energia mais discreta que existe:
- Não tem cheiro;
- Não se vê e não se ouve;
- Só se pode reconhecer pelos seus efeitos imediatos, o que contribui para alguns comportamentos perigosos.
Regras gerais de segurança:
- Verifique com regularidade o estado de conservação das instalações eléctricas da sua casa - tomadas, interruptores e outros equipamentos;
- Não sobrecarregue as tomadas;
- Utilize corretamente os aquecedores, não lhes coloque em cima roupa para secar;
- Nunca mexa em aparelhos elétricos com as mãos molhadas;
- Mantenha o frigorífico, forno elétrico, micro-ondas e arca frigorífica afastados da parede de forma a permitir a sua refrigeração;
- Desligue o quadro elétrico sempre que proceder à substituição de lâmpadas ou a qualquer tipo de reparação na instalação elétrica da casa.
Protecção de tomadas
Se houver crianças pequenas use tomadas com alvéolos protegidos pois a tendência delas será a de introduzir nos orifícios objetos ou os próprios dedos.
Humidade
Não utilize aparelhos elétricos em locais húmidos ou molhados, salvo se estiverem preparados para isso - em especial, não use secadores de cabelo, máquinas de barbear (se diretamente ligadas à rede de 230 V), depiladoras e outros, enquanto estiver na banheira; nunca utilize um aparelho destes com as mãos molhadas.
Poupança de energia
Procure economizar energia (p.e. desligando os aparelhos destinados a desenvolver calor alguns minutos antes de concluir o trabalho, pois o calor acumulado nos elementos de aquecimento é suficiente para essa conclusão).