Incêndios florestais
O que fazer em caso de… incêndios florestais
São das catástrofes naturais mais graves em Portugal, pela elevada frequência com que ocorrem, pela extensão que alcançam e pelos efeitos destrutivos que causam. Para além dos prejuízos económicos e ambientais, podem ser uma fonte de perigo para as populações e bens.
As causas dos incêndios florestais são várias. Na sua grande maioria têm origem humana, por descuido e acidente (queimadas, queima de lixos, lançamento de foguetes, cigarros mal apagados, linhas elétricas), ou propositadamente. Os incêndios de causas naturais pertencem a uma pequena percentagem do número total de ocorrências.
A propagação de um incêndio florestal depende das condições meteorológicas (direcção e intensidade do vento, humidade relativa do ar, temperatura), do grau de secura e do tipo do coberto vegetal, orografia do terreno, acessibilidades ao local do incêndio, prazos de intervenção (tempo entre o alerta e a primeira intervenção no ataque ao fogo), entre outras condicionantes.
Para sua segurança deve:
- Manter limpa uma faixa de, pelos menos, 50m à volta de habitações, estaleiros, armazéns, oficinas ou outras edificações, bem como nos espaços rurais. Retire folhas, caruma e ramos dos telhados. Corte as árvores que ofereçam risco para a habitação.
Quando passear na floresta:
- Nunca deite fósforos ou cigarros para o chão. Lembre-se que é proibido fumar nas áreas florestais.
- Nunca faça lume na floresta, nem mesmo para preparar comida.
Se for surpreendido por um incêndio:
- Não entre em pânico e procure sair da zona na direcção contrária à do vento;
- Não corra monte acima, o fumo e as chamas tendem a subir;
- Evite colocar-se em lugares com grande acumulação de combustíveis ou em pontos situados no sentido da direção do incêndio;
- Procure uma zona com água ou pouca vegetação ou já queimada;
- Se ficar cercado pelo fogo, tente proteger-se deitando-se no chão atrás de uma rocha grande, de um tronco ou numa depressão, cobrindo-se com terra e protegendo a cara com um pano molhado, pois facilita a respiração.
O seu contributo é fundamental!
Se detetar um incêndio florestal é obrigado a alertar as entidades competentes e a tentar a sua extinção!
LIGE, SEMPRE QUE POSSÍVEL, 112 ou 177
A rapidez do aviso pode salvar a floresta de um grande incêndio!