“Estamos a viver tempos excecionais à volta das telecomunicações” | Ciclo de Conferências “ISoP – Inovar em Serviços Públicos” – “Gerir as comunicações para melhor responder às pessoas, tendências e inovação”

“Estamos a viver tempos excecionais à volta das telecomunicações” | – “Determinantes para aquilo que é o presente e será, com certeza, o futuro dos municípios, dos serviços públicos, das cidades” | – “Que fazer?”, “como melhorar?” | Ciclo de Conferências “ISoP – Inovar em Serviços Públicos” – “Gerir as comunicações para melhor responder às pessoas, tendências e inovação” – Realizou-se na tarde de ontem, quinta-feira, 4 de fevereiro, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, a primeira de um conjunto de conferências, com o mote “ISoP – Inovar em Serviços Públicos”, promovidas pela Câmara municipal do Barreiro (CMB), e que, nesta primeira sessão, com o tema, “Gerir as comunicações para melhor responder às pessoas, tendências e inovação”, teve, entre os seus vários convidados, o Presidente Executivo da DSTelecom, Xavier Rodríguez-Martín, e responsáveis dos operadores Vodafone, NOS e MEO.
A próxima Conferência deste Ciclo mensal – na primeira quinta-feira do mês e com Certificado de Participação –, com o tema “Gerir a relação com o munícipe: processos, procedimentos e sistemas de informação”, que contará com oradores da Agência Para a Modernização Administrativa (AMA), GAIURB – Urbanismo e Habitação, Microsoft, Câmara Municipal de Sesimbra, e CMB, está agendada para 3 de março. “Cidades inteligentes / smart cities – presente e futuro” é a discussão agendada para 7 de abril. A Conferência seguinte realiza-se a 5 de maio, com o tema “Desmaterialização/ transformação digital”. Sempre no mesmo Auditório.
Estamos a viver tempos excecionais à volta das telecomunicações
“Estamos a viver tempos excecionais à volta das telecomunicações”; “para transformar essa excecionalidade das telecomunicações – em valor social, em valor económico – temos que construir uma arquitetura institucional “; “esta explosão das comunicações também levanta desafios – políticos, sociais, económicos”; e “estamos a entrar numa fase de progresso muito alavancada nestas comunicações que nos permitirão facilitar ou melhorar a vida das pessoas” foram as quatro “ideias”/”mensagens” que Xavier Rodríguez-Martín, partilhou a plateia.
Na sua intervenção, o Presidente Executivo da DSTelecom alertou para alguns riscos – impactos ambientais, segundas vidas, alienação – mas mostrou-se confiante. “Acredito, com algum tecno-otimismo, que, em última análise, vamos ser capazes de capturar o valor e as oportunidades que estas tecnologias nos trazem”, disse. Para isso, concretizou, é necessário “conhecimento” e “liderança”, elogiando o Município pela promoção de eventos do género – “porque, afinal, quanto mais tecnologia temos, mais consciência acabamos por ter da importância das pessoas“.
O Coordenador do Gabinete de Tecnologias de Informação da CMB, Manuel Landum, falou da realidade da CMB, do trabalho e investimentos feitos e no que está previsto, no âmbito da temática, para facilitar o trabalho e a prestação de serviços aos cidadãos que ao Município recorrem.
Mário Peres, Vodafone Country Manager for M2M/IoT, Artur Miranda, Diretor de Projeto Smart Cities da NOS, e José Pedro Araújo, Responsável pelo Projeto Smart Cities da MEO, centraram as suas intervenções nas “cidades inteligentes”, apresentando o mundo de alternativas e facilidades ao nível das tecnologias da comunicação/informação de rentabilização/otimização da vida das cidades.
As comunicações/novas tecnologias são “determinantes para aquilo que é o presente e será, com certeza, o futuro dos municípios, dos serviços públicos, das cidades”, afirmou, no lançamento da iniciativa, o Vereador da CMB responsável pelas Tecnologias de Informação e Informação Geográfica e Cadastral. Rui Lopo sublinhou a oportunidade que estes ciclos representam de, regularmente, refletir, trocar experiências, trocar “tendências, ao nível das autarquias no sentido de melhorar os serviços à população.
Para o Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, estas iniciativas contribuem para responder à permanente questão que as autarquias colocam: “Que fazer?”, “como melhorar?”.
A próxima sessão, a 3 de março – “Gerir a relação com o munícipe: processos, procedimentos e sistemas de informação” -, tem o seguinte programa:
14h30 – 15h00 – Painel de Honra:
Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho; Vereador Rui Lopo; Ana Figueiredo – Diretora da Simplificação Regulatória da Agência Para a Modernização Administrativa (AMA)
15h00 – 15h40 – Painel 1:
Manuel Landum – CIO da CMB; Fernanda Rodrigues – Coordenadora Arquivo Municipal da CM Sesimbra
15h40 – 16h00 – Pausa para café
16h00 – 16h40 – Painel 2:
André Sanches Correia – Administrador Executivo da GAIURB – Urbanismo e Habitação; Nuno Oliveira – SMS&P Public Lead da Microsoft
16h40 – 17h15 – Debate
17h15 – 17h30 – Encerramento – Vereador Rui Lopo
A participação neste Ciclo é gratuita. As inscrições podem ser efetuadas AQUI.
Estas conferências não se realizam nos meses de julho, agosto e setembro.