TCB ganham Menção Honrosa

Imagem 1 1024 2500
2020/11/24

Na Cerimónia de Entrega do “Prémio IPPS-ISCTE Políticas Públicas 2020 – resposta à pandemia Covid 19”, realizada a 20 de novembro, a Candidatura do Município do Barreiro, em nome de Serviços Municipalizados de Transportes Colectivos do Barreiro, intitulada “Política de Mobilidade no Combate à Pandemia de COVID-19” recebeu o diploma de Menção Honrosa, tendo sido selecionada como uma das cinco finalistas à categoria “Administração Pública Local”.
A abertura da cerimónia incluiu as intervenções de Marta Temido, Ministra da Saúde, e de Maria de Lurdes Rodrigues, Reitora do ISCTE, assim como uma apresentação de cada uma das políticas finalistas das duas categorias (Administração Pública Central e Local), pela Entidade responsável.

“O Município do Barreiro percebeu desde o primeiro momento a importância de gerir um serviço público de transporte de passageiros, em que apesar da procura ter atingido cerca de 25% do valor de passageiros transportados anteriormente ao surto pandémico da Covid-19, nunca reduziu a sua oferta abaixo dos 55% comparativamente com o período homólogo de oferta”, explicou o Vice-Presidente da CMB, João Pintassilgo, ao apresentar o projeto.
De acordo com o autarca, “foi necessário transmitir confiança à população para continuar a utilizar o transporte público, nomeadamente através: do aumento das operações de higienização das viaturas, de barreiras de acrílico entre motoristas e utentes, da obrigatoriedade de máscara ou viseira e do lançamento de campanhas nas redes sociais e nos media, publicitando todo o trabalho desenvolvido pelos Transportes Coletivos do Barreiro, para tornar a viagem mais segura para o cidadão”.

De referir que, atualmente, os Transportes Coletivos do Barreiro já transportam perto de 60% de passageiros, face ao período pré-covid, fruto de uma política de incentivo ao uso do transporte público de uma forma responsável. “É essa política que hoje garante uma compatibilização entre a vida económica e o estado de contingência no combate à pandemia de Covid-19”, garantiu o Vereador.

Nesta 2ª. edição, a Câmara Municipal de Cascais – “Programa Máscaras Acessíveis e Fábrica das Máscaras – COVID-19” - foi a vencedora do Prémio, na categoria Administração local e o Instituto da Segurança Social I.P. e o Instituto de Informática I.P. -“Medida excecional e temporária de proteção dos postos de trabalho, no âmbito da pandemia Covid 19 (layoff simplificado”- foram os vencedores do Prémio, na categoria da Administração Central.
Um júri presidido por Maria Asensio, professora do Iscte, avaliou as políticas públicas que, dentro de cada uma das categorias, produziram melhorias nas vidas dos cidadãos durante a pandemia da Covid-19. Esta edição recebeu, no total, 75 candidaturas.

O Prémio IPPS-ISCTE Políticas Públicas 2020 distinguiu as melhores práticas de administração pública em Portugal, tendo uma categoria para projetos da administração central e outra categoria para projetos municipais. Para além do projeto do Barreiro, os municípios de Cascais, Loures, Porto e Matosinhos tiveram políticas de administração local distinguidas e fizeram parte dos cinco finalistas.

Este Prémio visou promover os objetivos de Desenvolvimento Sustentável e reconhecer as políticas públicas mais relevantes adotadas no último ano em Portugal, nomeadamente aquelas que visaram combater a pandemia COVID-19 e os seus efeitos sociais, económicos, educativos e culturais. Nesta segunda edição do prémio apenas foram elegíveis políticas neste domínio.

A cerimónia foi transmitida, de modo online, em direto, através do canal do Youtube Município do Barreiro, reveja em: https://www.youtube.com/watch?v=Cpm5aMFsivE