Requalificação da Avenida da Liberdade arranca em breve | Uma nova zona totalmente renovada

Foto panoramica 1 1024 2500
2021/02/24

A Câmara Municipal prepara-se para retirar do papel “um projeto há muito pensado, necessário para a cidade e reivindicado pelos barreirenses”, no primeiro trimestre de 2021, que vai reformular a mobilidade do espaço público na Avenida da Liberdade, na freguesia da Verderena, junto ao Terminal Rodo-Ferro-Fluvial, através da construção de uma rotunda, mais espaços verdes e pedonais e prolongamento da ciclovia que inicia no Parque Recreativo da Polis.

Tornar o tráfego mais fluído, por oposição ao atual conjunto de vias de semaforização existente, é a intervenção prioritária deste projeto, que através da construção de uma rotunda, permite a resolução de problemas diários de tráfego, que ao longo de décadas têm causado constrangimentos a milhares de pessoas do Barreiro e de concelhos vizinhos.
Para o Presidente da CMB, Frederico Rosa, “este projeto de reformulação da via pública é uma obra que terá um enorme impacto na qualidade de vida dos munícipes a vários níveis. Incentivamos o uso de transportes públicos, emitimos menos carbono para a atmosfera, solucionamos um nó que atrapalhava a mobilidade automóvel na cidade, reduzimos os tempos de espera dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB), requalificamos o espaço público, devolvemos passeio aos peões e criamos condições para lazer e desporto, graças à continuidade da ciclovia proveniente do Polis”.
Rui Braga, Vereador com o pelouro das obras municipais enfatiza “o quão estruturante é esta obra para a cidade, numa zona muito frequentada, que precisava, há muito, de uma intervenção de requalificação”. Com várias obras a decorrer no concelho, o autarca explica que “esta intervenção está programada para causar o menor constrangimento possível, a peões e automobilistas. Não haverá por isso corte de faixas, mas antes, percursos alternativos, assim como bolsas de estacionamento”.

Um planeamento pensado, antecipadamente, em conjunto, com diversas entidades e setores do Município, onde se inclui PSP, Corporações de Bombeiros, Gabinete de Trânsito e Divisão de Fiscalização, entre outros.
Segundo sublinhou, “estamos todos de acordo que a solução preconizada é aquela que minimiza os impactos, que vão ser sentidos durante os próximos seis meses de obra, para moradores, comércio local, automobilistas e transeuntes. Estas questões estão todas defendidas”, assegurou Rui Braga, que apelou “à compreensão dos barreirenses para os eventuais constrangimentos que possam surgir, garantindo, que uma vez concluída, teremos uma Avenida da Liberdade totalmente nova, com mais segurança rodoviária e pedonal, arranjos exteriores, melhor iluminação pública, melhor ambiente e circulação mais rápida e segura”.

A Autarquia encontrou uma solução alternativa à circulação, que pretende assegurar, inclusive, um acesso ainda mais rápido que o atual ao Terminal.

Circulação Alternativa

Circulação Alternativa1

Rua da Recosta (assinalada a verde à direita da foto) passa a ter apenas um sentido de trânsito (proveniente da Avenida da Liberdade e/ou da Rua 20 de Abril), para quem se quiser deslocar para o Barreiro e/ou Terminal Rodo-Ferro-Fluvial.

Circulação Alternativa2

Estradas transitáveis a verde com seta a indicar o respetivo sentido de trânsito. A saída do Terminal Rodo-Ferro-Fluvial será efetuada pela direita, podendo seguir para a Avenida da Liberdade ou Rua 20 de Abril.

Circulação Alternativa3

Bolsas de estacionamento a amarelo. O espaço assinalado, paralelo à Rua Aníbal Pereira Fernandes, será alvo de intervenção para ter condições de estacionamento.

Projeto de toda a intervenção

Projeto Av da Liberdade

Para mais informações contacte a DOMME, através dos telefones 21 206 82/50/52/53/54/65

projeto_1