Município do Barreiro vencedor de 2 prémios Autarquia do Ano na categoria Urbanismo e Espaços Verdes








O Município do Barreiro arrecadou recentemente 2 Prémios e 1 Menção Honrosa na 4ª edição do Prémio Autarquia do Ano, organizado pelo Lisbon Awards Group, que visa homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público.
Dentro das várias categorias a Concurso, a Câmara Municipal do Barreiro foi premiada com o Prémio Autarquia do Ano 2023, na Categoria Urbanismo e Espaços Verdes, Subcategoria Planeamento Urbanístico com o projeto/obra Requalificação da Avenida da Liberdade e o Prémio Autarquia do Ano 2023, na Categoria Economia, Subcategoria Empreendedorismo e Startups com o projeto/obra StartUp Barreiro. Foi ainda atribuída à Autarquia uma Menção Honrosa na Categoria Urbanismo e Espaços Verdes, Subcategoria Planeamento Urbanístico pelo projeto/obra Barreiro A - Centralidade Acessível.
Para o Vice-Presidente da CMB, Rui Braga, o momento é de orgulho e muita satisfação. “O Barreiro foi mais uma vez reconhecido com o Prémio Autarquia do Ano. É mérito reconhecido de todos os nossos técnicos e do trabalho que tem vindo a ser feito ao longo destes anos. Estamos todos de parabéns não só pelo reconhecimento das obras e da mudança que está a ser efetivada na cidade, mas acima de tudo, pelo esforço e dedicação dos técnicos do Município, já que uma grande parte destes projetos foram trabalhados em casa. Os barreirenses podem ter a confiança de que o Barreiro está bem entregue, temos boa gente, bons técnicos que se dedicam e vestem a camisola do Barreiro”, elogiou.
Obra Avenida da Liberdade vencedora do Prémio Autarquia do Ano 2023 - Categoria Urbanismo e Espaços Verdes
Um projeto realizado na área de influência do Interface de Transportes do Barreiro, junto do Terminal Rodo Ferro Fluvial por onde circulam diariamente milhares de pessoas, e cujo foco durante décadas foi o automóvel ao nível da circulação e do estacionamento, negligenciando o peão e os ciclistas, o que levou à degradação do espaço e à criação de uma paisagem urbana pobre. A obra realizada levou a cabo um conjunto de intervenções que pretendem devolver a cidade ao peão, num espaço reformulado que pôs termo a um nó rodoviário, promoveu a conetividade da ligação urbana com o Terminal, a continuidade dos percursos cicláveis já existentes, a requalificação dos percursos pedonais, mais seguros, confortáveis e inclusivos, mais e melhor estacionamento de apoio à habitação e comércio, menos emissão de carbono para a atmosfera e criação de espaços verdes com a plantação de cerca de 260 árvores.
Edifício StartUp Barreiro vencedor do Prémio Autarquia do Ano 2023 na Categoria Economia
Inaugurada a 28 de junho de 2022, a StartUp Barreiro é a incubadora de negócios do Município do Barreiro que tem como missão contribuir para o desenvolvimento e competitividade do Concelho, potenciando a economia e cultura empreendedoras da região. A iniciativa da instalação da StartUp Barreiro, vai muito além de uma simples incubadora de empresas. Visa criar espaço ao empreendedorismo, condições para que os empreendedores tenham um lugar no Barreiro, fixando-os à cidade, quer sejam barreirenses, ou pessoas que pretendem vir para o Barreiro crescer. Símbolo de uma nova imagem de dinâmica é criado um projeto de reabilitação num espaço com muita visibilidade, onde a identidade do projeto é assegurada e a inspiração de criar algo está presente. Mais que um projeto de reabilitação de um edifício que resulta da atividade industrial do antigo parque industrial CUF, este projeto permite ganhar uma ótima perspetiva, de médio longo prazo, quando à repovoação dos 300 hectares do Parque empresarial potenciando eventuais clusters de atividade empregadora em espaços abandonados há décadas.
“Barreiro A – Acessibilidade Acessível” com atribuição de Menção Honrosa na Categoria Urbanismo e Espaços Verdes
Com o desafio “derrubar muros, ligar territórios”, a CMB pretendeu com este projeto e obra resolver o problema da presença de muros e segregação de espaços, ligando territórios, promovendo a circulação pedonal e a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida. De vazio urbano e degradado, o Barreiro A passou a ser nos dias de hoje um espaço público requalificado, cuja intervenção conseguiu transformar e potenciar esta área da cidade, dotando-a de espaços efetivamente vividos, funcionais, multidisciplinares de apetência económica, cultural e de apoio turístico.