Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social visitou Projeto de inserção de sem abrigo “Ser Casa Barreiro”




A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social esteve, no passado dia 22 de novembro, no Barreiro. Ana Mendes Godinho foi recebida pelo Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Frederico Rosa, e pela Vereadora da CMB responsável pelas áreas da Intervenção Social, Igualdade e Saúde, Sara Ferreira.
No Barreiro, a Ministra visitou o espaço do “Ser Casa Barreiro”, Projeto financiado pelo Portugal 2020, com o objetivo da inclusão social e profissional das Pessoas em Situação de Sem Abrigo (PSSA), desenvolvido pela CMB, em parceria com a Rumo – Cooperativa de Solidariedade Social.
Durante a visita, foi, ainda, assinado o Contrato de Comparticipação Financeira que formaliza a atribuição de apoio a outro Projeto, enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para a criação de uma Comunidade de Inserção no Município do Barreiro.
“É o primeiro Protocolo no âmbito do PRR para comunidades de inserção do País [a ser aprovado]”, sublinhou a Ministra. “Isto resulta da capacidade que tiveram de apresentar uma candidatura extraordinária para a construção de uma comunidade de inserção, no fundo criar um espaço para habitação de pessoas que estão, de alguma forma, em situação de emergência de alojamento”, concretizou.
O Presidente da CMB salientou ser este “mais um processo naquele que tem sido o nosso Projeto de investimento na parte dos sem abrigo e da reinserção de pessoas”. “É mais um passo naquilo que tem sido o grande trabalho de toda esta equipa na área social”, acrescentou Frederico Rosa, sublinhando, ainda, a “colaboração que temos tido com outras entidades”.
“Temos uma candidatura feita e aprovada em tempo recorde, e a primeira a estar assinada”, realçou a Vereadora do Pelouro. “Sentimos falta dessa resposta de continuidade (…) e com esta estrutura acho que vamos conseguir”, rematou Sara Ferreira.