Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Início do ano hidrológico | Conheça as medidas de autoproteção

Smpc ano hidrologico 1950x1000px  002  1 1024 2500
2020/10/01

SMPC_ano_hidrologico_sem cabecalho (002)

O mês de outubro assinala o início do ano hidrológico, altura em que começa o período mais chuvoso do ano. O ano em curso tem sido particularmente seco, com ocorrência de pouca precipitação, o que originou o período de seca que atinge grande parte do território continental. As primeiras chuvas de Outono, acompanhadas de vento por vezes forte, são geralmente responsáveis pelo arrastamento e concentração de resíduos sólidos que se acumularam durante a estação seca em locais desadequados (sarjetas, sumidouros, valetas), originando acumulação de águas pluviais que poderão provocar cortes de vias de comunicação ou mesmo inundações nos pisos mais baixos de edifícios.

De forma a minimizar os efeitos destes cenários, o Serviço Municipal de Proteção Civil recomenta a tomada das seguintes MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO:

Limpar e desobstruir ralos e canais de drenagem de quintais, varandas, caves e garagens;

Rever os sistemas de bombagem;

Limpar algerozes e caleiras;

Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;

Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte.

Recomenda-se ainda que sejam observadas MEDIDAS ADICIONAIS tendentes à minimização dos efeitos decorrentes das primeiras chuvas, nomeadamente no que diz respeito à condução de viaturas:

Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;

Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

O SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL INFORMARÁ A POPULAÇÃO, SEMPRE QUE SE JUSTIFIQUE, DAS MEDIDAS ESPECÍFICAS A TOMAR, DE ACORDO COM OS RISCOS QUE VENHAM A SER CONSIDERADOS, ATRAVÉS DOS ALERTAS EMITIDOS PELA AUTORIDADE NACIONAL DE EMERGÊNCIA E PROTEÇÃO CIVIL.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze