Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

DIA MUNDIAL DA POUPANÇA – 31 DE OUTUBRO DE 2020

Ciac final 1 1024 2500
2020/10/15

O Dia Mundial da poupança celebra-se, anualmente, a 31 de outubro.

Mas porquê esta data e porquê a necessidade de poupar?

Estávamos no dia 31 de outubro de 1924, no rescaldo da I Guerra Mundial, tempo este em que muitas famílias perderam tudo o que tinham. O objetivo era restaurar a confiança nas entidades bancárias, em vez das famílias terem as suas economias escondidas em casa. Era necessário educar as pessoas, não só para a vantagem de poupar dinheiro no sentido de assegurarem uma vida e um futuro melhor, individualmente e familiarmente, mas também sensibilizar para os benefícios da poupança em termos do desenvolvimento e crescimento da economia global.

Assim, no dia 31 de outubro de 1924, último dia do 1º Congresso Internacional de Economia, que decorreu em Milão, com a presença de 29 países de todo o mundo, o professor italiano Filippo Ravizza declarou o dia 31 como sendo o “Dia Mundial da Poupança”.

A partir de 1925, todos os anos o Dia Mundial da Poupança era assinalado com ações de sensibilização junto da população, envolvendo as escolas e a igreja, bem como todo o tipo de associação profissional, cultural e desportiva.

A II Guerra Mundial desencadeou um interregno nas comemorações desta data, que foi retomado no final da guerra, alcançando uma larga adesão entre os anos 1955 e 1970, tornando-se numa tradição anual em muitos países.

Presentemente a força por detrás do Dia Mundial da Poupança está canalizada, essencialmente, para os países em desenvolvimento, onde grande parte da população não tem conta bancária, nem conhecimentos acerca do funcionamento das mesmas. A educação financeira continua a ser o principal objetivo do Dia Mundial da Poupança, para uma estabilidade económica individual e coletiva.

Nos países desenvolvidos, os conceitos de poupar dinheiro e de investir em poupanças para o futuro, estão presentes no nosso quotidiano através dos mais diversos meios, como instituições financeiras com os PPR, contas poupança jovem, etc.; setor comercial, com os cupões, promoções, cartões cliente, etc., e informação online e offline sobre como poupar dinheiro.

Este conceito tem vindo a fazer cada vez mais sentido.

É em tempo de crise que se registam os maiores índices de poupança.

Nestas alturas, empresas e famílias fazem esforços para reduzir custos e por vezes os resultados podem não ser os melhores, motivados pela não existência de qualquer tipo de poupança, seja ela diária, semanal, mensal ou anual.
Cada vez mais existe a necessidade de se disciplinar gastos e de amealhar alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobre-endividamento.

O CIAC emitirá 9 peças informativas sobre várias áreas de consumo, uma por semana, através das quais poderá por em prática os conselhos que melhor se enquadrarem com sua realidade familiar, como por exemplo no consumo de água, de eletricidade, de gás natural, na cozinha, no talho e nos festejos natalícios.
Já começou a poupar?

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze