CLASB apresentou vários projetos aos programas PARES 3.0 e Bairros Saudáveis

Logo clasb 1 1024 2500
2020/11/26

Realizou-se, na tarde de terça-feira, 24 de novembro, a 50ª Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social do Barreiro (CLASB). Tendo em conta o princípio da precaução em saúde pública e o facto de muitos dos representantes estarem em teletrabalho, esta sessão decorreu em regime não presencial, com recurso às tecnologias virtuais. A pandemia foi um assunto incontornável nas várias intervenções, transversal aos múltiplos assuntos debatidos.
Marcaram presença nesta reunião a Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro (CMB) responsável pelas divisões de Intervenção Social, Igualdade, Saúde e Habitação, e de Educação, Desporto e Associativismo, Sara Ferreira, a Diretora do Centro Distrital de Segurança Social (CDSS) de Setúbal, Natividade Coelho, a Chefe da Divisão de Intervenção Social, Igualdade, Saúde e Habitação, da CMB, Paula Galrito, entre os vários representantes do Conselho Local.

Na sessão entre os vários pontos da ordem de trabalhos, abordou-se a “Violência Doméstica e de Género: Da Prevenção à Intervenção – Igualdade, Cidadania e Não Discriminação”, “um tema que, infelizmente, continua a ser muito atual”, conforme referiu a Vereadora da CMB. Na véspera do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres (assinalado esta quarta-feira, 25 de novembro), foram lembrados os números de 2020, de homicídios de mulheres.

Neste particular, a Diretora do CDSS saudou o trabalho da RUMO – Cooperativa de Solidariedade Social, CRL “pela focalização da problemática e pelo tratamento qualificado da problemática”.
Sara Ferreira informou os presentes da criação do Grupo de Ajuda Mútua a Vítimas de Violência Doméstica, que, em articulação com o Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica/RUMO, irá funcionar num espaço público do concelho, uma vez por semana, em horário pós-laboral.

Na sessão foram, também, apresentados quatro projetos objeto de candidatura ao Programa PARES 3.0. Num concelho, conforme sublinhou Sara Ferreira, com um “alto índice de envelhecimento” – por cada 100 jovens existem 197 idosos –, representantes do Centro de Ação Social de Palhais (CASP), Centro de Reformados e Idosos do Vale da Amoreira (CRIVA), Santa Casa da Misericórdia e Centro Social de Santo António deram pormenores sobre as respetivas propostas visando o enquadramento social a idosos. São equipamento, conforme afirmou Natividade Coelho, que vêm “colmatar uma necessidade muito sentida”.

Responsáveis da NOS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, RUMO e SDUB “Os Franceses” fizeram uma breve apresentação dos projetos a submeter a concurso ao Programa Bairros Saudáveis, tendo como área de ação, respetivamente, Bairro das Palmeiras, Quinta da Mina/Cidade Sol e Barreiro Velho. A Vereadora reiterou a disponibilidade da Autarquia ser parceira de todos os projetos apresentados, promovidos sobre territórios mais desfavorecidos, não permitindo, no entanto, que entidades públicas sejam promotoras.

Como informações complementares, a Vereadora responsável pela Intervenção Social referiu que se encontram, já, em implementação os projetos “Barreiro + Solidário” (entrega de cabazes de bens alimentares e produtos de higiene e limpeza), “Ser Casa Barreiro” (surgiu no âmbito de uma candidatura para apoio às pessoas em situação de sem abrigo; no primeiro mês de funcionamento, acompanhou 26 pessoas) e Centro Qualifica (nas antigas instalações da Junta de Freguesia do Lavradio).

Sara Ferreira deixou “uma palavra de reconhecimento e apreço às IPSS” pelo trabalho e acompanhamento da situação sanitária.
“Estamos numa guerra contra o vírus”, reiterou Natividade Coelho, refletindo a intervenção quotidiana.
Ainda no âmbito da ordem de trabalhos, o Jardim-de Infância D. Pedro V foi designado representante do CLASB na Comissão Municipal de Toponímia; e foi aprovado um ponto referente à apresentação e deliberação sobre o pedido de alteração de ações e respetivas alterações financeiras à decisão de aprovação do Plano de Ação do CLDS 4G.