Centro Qualifica Barreiro com inscrições abertas

1800x1200   homepage media 1 1024 2500
2020/11/18

Encontram-se abertas as inscrições para o Centro Qualifica Barreiro a funcionar nas instalações da junta de freguesia do Lavradio. A CMB é a entidade promotora deste Centro, em parceria com o Agrupamento de Escolas do Barreiro e o Agrupamento de Escolas de Santo António.

O Centro irá disponibilizar o processo Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), ao nível escolar, que inclui o ensino Básico e o Secundário.

Os interessados podem contactar o Centro através dos contactos: 910063390, ou qualifica@cm-barreiro.pt .
“A criação deste Centro Qualifica é uma aposta nos barreirenses e no Barreiro. Qualificar e dar novas competências são a chave para a criação de emprego e desenvolvimento do concelho”, defende a Vereadora da CMB, Sara Ferreira, responsável pelas áreas da Educação e Intervenção Social.

O objetivo deste Centro é a promoção da qualificação de adultos, estando vocacionado para a informação, o aconselhamento e o encaminhamento para ofertas de Educação e Formação Profissional de adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que procuram uma qualificação.

O Centro Qualifica Barreiro deverá promover a qualificação nas áreas com maior atividade e, ao mesmo tempo, preparar futuras necessidades formativas do concelho, nomeadamente ligadas às indústrias criativas e às novas tecnologias.

O Centro irá basear-se na experiência formativa, equipamentos e recursos humanos dos agrupamentos de Escolas parceiras e desenvolverá a sua ação privilegiando a partilha de informação e a comunicação entre o tecido empresarial, as escolas, as autarquias, os centros de formação e todos os parceiros envolvidos ou a envolver, tendo, sempre, uma abordagem de utilização eficiente e em rede dos recursos já existentes e recorrendo à utilização das novas tecnologias sempre que possível.

Este Centro promoverá a aprendizagem ao longo da vida, permitindo a articulação entre os recursos materiais e humanos existentes nas parcerias, de modo a beneficiar o público-alvo e a região e dando respostas às necessidades do público-alvo, valorizando os seus conhecimentos, capacidades e competências.

A criação de parcerias com as Uniões/Junta de Freguesias, e parceiros sociais (IPSS, entre outros) será essencial na divulgação das oportunidades de qualificação do Centro; a Rede Empregabilidade Barreiro Moita será importante no alinhamento da formação existente com as necessidades empresariais do território; os parceiros empresariais que possibilitem a formação em contexto de mercado laboral e absorção de mão de obra e com outros atores da educação/formação que permitam alargar o espectro e qualidade da oferta no concelho.

Este Centro será pautado por princípios de responsabilidade, inclusão, rigor e qualidade e funcionará de 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

+ Info em: https://www.cm-barreiro.pt/viver/educacao/centro-qualifica-barreiro