Barreiro adquire equipamento único no país para limpeza e inspeção das redes de saneamento

Viatura 1 1024 2500
2020/11/26

A Câmara Municipal do Barreiro adquiriu um novo equipamento apto a resolver os problemas que possam surgir na rede de água e saneamento do concelho.

De acordo com o Vice-Presidente, João Pintassilgo, responsável pela área das águas e saneamento, “a viatura está orçada em cerca de 270 mil euros e será uma mais valia para a autarquia, pois o concelho tem uma rede de saneamento muito envelhecida”.

É um exemplar único no País, uma vez que junta duas componentes importantes: um sistema de alta pressão para desentupir coletores de esgoto e um sistema de CCTV (robot que entra no coletor de esgoto e filma) o que permite realizar inspeções em todas as redes de saneamento, na ótica da avaliação do seu estado de conservação, auxiliando de forma inequívoca na tomada de decisões. Deteta as obstruções, ou roturas e para intervir evita-se assim, a abertura de valas, permitindo também a deteção de afluências indevidas, sejam elas de que origem forem. Este último sistema está ligado a um software que grava o que vê e regista em função do que está programado, permitindo também atualizar as redes de saneamento, possibilitando uma melhor qualidade nos trabalhos de intervenção.

viatura_1