Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

ACT4ECO – Projetos de Eficiência Energética

1950x1000px homepage thumbnail infocmb 1 1024 2500
2021/01/13

ESTA INFORMAÇÃO É IMPORTANTE PARA SI

Durante meio século, os consumidores foram persuadidos a consumir menos energia e a assumir um papel ativo na transição para uma energia sustentável. As medidas que dispõem, para reduzir o consumo energético, multiplicaram-se nas ultimas décadas e, simultaneamente, os dipositivos que hoje são usados no nosso dia a dia, tornaram-se mais eficientes em termos energéticos.
Os comercializadores de energia, os setores publico e privado também podem fazer a sua parte na transição para futuros sustentáveis. Todavia cabe ao consumidor individual de energia o papel principal na transição para uma europa mais sustentável no que se relaciona com a energia.
A plataforma de e-learning ACT4ECO é o principal produto do projeto europeu ECO2 – Energy Conscious Consumers, financiado pelo Horizonte 2020, e constituído por um consórcio de 9 países Europeus (Portugal, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Finlândia, Grécia, Irlanda, Itália e Lituânia), do qual a DECO faz parte. Tem como principal objetivo informar e motivar os consumidores para serem mais eficientes no consumo de energia nas suas casas.
Este projeto pretende não só envolver os consumidores, mas também capacitá-los, reforçando os seus conhecimentos sobre consumir energia, no dia a dia, de forma mais consciente.
Na plataforma ACT4ECO, cada utilizador terá a oportunidade de criar a sua própria aprendizagem e decidir quais as ações e medidas que quer implementar, dentro dos cinco temas disponíveis:
• Melhore a sua casa - As melhorias de eficiência energéticas mais comuns que podem ser aplicadas e os resultados no conforto da casa e na fatura de energia;
• Seja um consumidor inteligente - Opções que podem ser adotadas para controlar o consumo de energia em casa com a correta utilização dos equipamentos;
• Aprenda a gerir o seu consumo de energia - Compreender a relação entre as suas atividades quotidianas e o seu consumo de energia;
• Manter o uso eficiente de energia – Os comportamentos que devem ser adotados para que uma medida seja efetivamente eficiente evitando o efeito de “rebound”
• Produza a sua própria energia – Que tipo de energia renovável se adapta melhor às características de consumo de energia e da habitação de cada consumidor, quais as suas vantagens e desvantagens.

Reconhecendo o objetivo comum de contribuir para a transição verde e para a eficiência energética, o CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor do Barreiro, a pedido do seu parceiro externo DECO, dá conhecimento deste Projeto e dos meios em que o pode consultar.


Pode obter mais informação em: https://act4eco.eu/about-us/?lang=pt-pt


Fique ainda atento à pagina de redes sociais no Facebook e no twitter do ACT4ECO.


Para saber mais sobre o ACT4ECO, envie email para act4eco@deco.pt

act4

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze