NPISA do Barreiro
Núcleo de Planeamento e Intervenção de Sem-Abrigo do Barreiro (NPISA)O NPISA do Barreiro foi constituído em fevereiro de 2019, através de Protocolo de Cooperação assinado por entidades, públicas e privadas, que, a nível local e em estreita articulação, intervêm, direta ou indiretamente, com as pessoas em situação de sem-abrigo.
O NPISA do Barreiro é constituído por um Grupo Estratégico, que reúne com periodicidade bimensal e é composto por todas as entidades parceiras, e por um Grupo Operativo, constituído a partir do Grupo Estratégico e que reúne mensalmente.
Conta, ainda, em regime roulement semanal, com duas Equipas Técnicas de Emergência, constituídas por técnicos das entidades parceiras.
Constituem objetivos gerais do NPISA Barreiro:
–Contribuir para a prevenção das situações de sem-abrigo, para a melhoria das respostas existentes e para a definição de novas respostas;
– Intervir junto de pessoas em situação de sem-abrigo e acompanhar o processo de inclusão;
– Adotar conceitos e metodologias preconizadas na ENIPSSA 2017-2023 para a intervenção no âmbito da problemática das pessoas em situação de sem-abrigo, assegurando os mecanismos que permitam dar continuidade e sustentabilidade aos resultados e impactos, em estreita articulação com o Conselho Local de Ação Social do Barreiro.
Entidade coordenadora: Câmara Municipal do Barreiro
Contacto do coordenação: e-mail: npisa.barreiro@cm-barreiro.pt; Tel: 212068192
Entidades que integram o NPISA: Câmara Municipal do Barreiro; ISS, I.P., Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal; Centro Hospitalar Barreiro Montijo; ARSLVT – ACES Arco Ribeirinho (Unidade Saúde Pública, Unidade Cuidados na Comunidade); CRI – Equipa de Tratamento do Barreiro; IEFP – Serviço de Emprego do Barreiro; Polícia de Segurança Pública; Rumo – Cooperativa de Solidariedade Social; Santa Casa de Misericórdia do Barreiro; Centro Social e Paroquial de Santo André; Centro de Assistência à Terceira Idade Coina e Arredores; Associação NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente; Centro de Reformados e Idosos do Vale da Amoreira; Associação Persona – Associação para a Promoção da Saúde Mental; Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais – Equipa de Setúbal 2.
Conceito de Pessoa em Situação de Sem-Abrigo (PSSA)
Considera-se pessoa em situação de sem abrigo aquela que, independentemente da sua nacionalidade, origem racial ou étnica, religião, idade, sexo, orientação sexual, condição socioeconómica e condição de saúde física e mental, se encontre:
– sem teto, vivendo no espaço público, alojada em abrigo de emergência ou com paradeiro em local precário; ou
– sem casa, encontrando-se em alojamento temporário destinado para o efeito.
VEJO OU CONHEÇO UMA PESSOA EM SITUAÇÃO DE SEM ABRIGO. O QUE POSSO FAZER?
• Ligo para o 212068192, de 2ª a 6ª feira (das 9h00 às 17h30) ou envio e-mail para npisa.barreiro@cm-barreiro.pt dando a informação de que disponho.
• Ao fazer esta ação estou a referenciar a situação de sem abrigo junto da estrutura concelhia preparada para a Intervenção (NPISA)
• Fora deste horário ligo para o número 144 – EMERGÊNCIA SOCIAL
QUE SEGUIMENTO FAZ O NPISA COM A INFORMAÇÃO QUE FACULTEI?
• Confere se a situação já está identificada;
• Identifica a pessoa em situação de sem abrigo, caso não esteja já sinalizado/a, e faz um levantamento da situação;
• Atribui um técnico gestor de caso, responsável pelo acompanhamento da intervenção, caso não tenha.
O QUE FAZ O TÉCNICO GESTOR DE CASO PARA ALTERAR A SITUAÇÃO DE SEM ABRIGO DA PESSOA QUE SINALIZEI?
• Elabora um plano individual de intervenção com a pessoa em situação de sem abrigo no sentido da alteração desta condição. Esta intervenção é multidimensional, assente numa visão sistémica e colaborativa, com especial enfoque na importância do envolvimento do indivíduo no seu próprio processo de mudança, através de um trabalho de motivação e reparação, e na mobilização diversos atores e recursos na comunidade (bens de primeira necessidade, saúde, documentação, prestações sociais, alojamento, formação, emprego), através de uma ação concertada e integrada.
QUE TIPO DE RECURSOS ESTÃO DISPONÍVEIS NA INTERVENÇÃO COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE SEM ABRIGO PELOS TÉCNICOS GESTORES DE CASO?
• Apoio Alimentar
• Cuidados de Higiene Pessoal
• Loja Comunitária
• Apoio na obtenção /regularização de documentos
• Projeto-piloto de habitação Individualizada com acompanhamento técnico– “Ser Casa Barreiro”
• Projeto de Apartamentos Partilhados com acompanhamento técnico – “ReComeçar”
COMO POSSO ACEDER A INFORMAÇÃO DOS CONTACTOS SOBRE A REDE DE RECURSOS DISPONÍVEIS?
Contactando a Coordenação do NPISA do Barreiro, através do nº de Tel. 212068192, de 2ª a 6ª feira (das 9h00 às 17h30) ou envio de e-mail para npisa.barreiro@cm-barreiro.pt
Atualização: 15MAI2023