RUMO aprovada como Entidade Coordenadora do CLDS – 3ªG

A Entidade Coordenadora Local de Parceria (ECLP) do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 3G) de 3ª Geração será a Rumo – Cooperativa de Solidariedade Social. A escolha desta instituição como ECLP e da técnica Susana Santos como Coordenadora Técnica do CLDS foi aprovada a 13 de julho, na Reunião Extraordinária do Órgão Plenário do Conselho Local de Ação Social do Barreiro (CLASB).
De salientar que a aprovação pelo CLASB da ECLP e do Coordenador Técnico são os procedimentos iniciais, previstos na lei, para a criação do CLDS – 3ªG.
Nos anteriores CLDS no Barreiro, a Rumo já tinha tido um papel coordenador, dando desta forma continuação ao trabalho já realizado.
A candidatura do Barreiro ao novo CLDS deverá ser apresentada, pela ECLP, até 28 de agosto. Correspondendo à tipologia dos territórios afetados pelo desemprego, a candidatura vai incidir nas zonas do Barreiro Antigo, Bairro das Palmeiras, Quinta da Amoreira e Quinta da Mina.
Segundo referiu, na reunião, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro e, em simultâneo, Presidente do CLASB, Carlos Humberto de Carvalho, a candidatura, a ser aprovada, irá permitir um financiamento, ao longo de três anos, de 450 mil euros.
O Programa CLDS – 3G tem como eixos de intervenção “Emprego, formação e qualificação”; “Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil”; “Capacitação da comunidade e das instituições”; “Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades”.