Reunião plenária CLASB

Carlos Humberto de Carvalho lembrou que, a 2 de abril, comemoraram-se os 40 anos da Constituição da República Portuguesa, que “consagra direitos inalienáveis do povo português e das instituições”. “Gostaríamos que todos os direitos da Constituição fossem cumpridos”, referiu o Presidente da CMB, salientando que “temos de caminhar nesse sentido”. “É preciso que as condições de vida evoluam, ao longo das décadas, no sentido positivo, para que possamos ser ‘cidadãos de corpo inteiro’, aceitarmos as diferenças numa sociedade mais aberta, multicolor e multicultural. Este é um espaço onde isso se vai refletindo”, salientou Carlos Humberto de Carvalho relativamente à Rede Social. “Conseguir responder a todos, respondendo a cada um” é o grande desafio que se coloca às instituições, na opinião do Autarca.
Carlos Humberto de Carvalho considerou que é necessário “quebrar o ciclo da pobreza” e “ultrapassar este mundo de desigualdades”, mas reconheceu “os avanços na área social no Concelho e o esforço de articulação, de construir em rede”, salientando que “tem sido um grato prazer assistir a este percurso e caminho”.
Na Reunião Plenária foi aprovada a Ata da 38ª Reunião Plenária do CLASB e a ratificação da adesão ao CLASB do CRIBB (Centro dos Reformados e Idosos da Baixa da Banheira). De salientar que o CRIBB tem como respostas sociais o Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia, Creche, protocolo para funcionamento de uma cantina social e Gabinete de Inserção Social. Exerce a sua atividade nos concelhos do Barreiro e Moita.
Cátia Santos, da Associação Abraço, fez a apresentação do Serviço de Apoio Domiciliário da Abraço, para pessoas infetadas e afetadas pelo VIH/SIDA, referindo, entre outros aspetos, diversas valências com vista à melhoria da qualidade de vida dos utentes e de apoio a familiares. Informou os presentes sobre os contactos da Abraço no caso de necessidade de encaminhamento de determinados casos.
Foi deliberado que o representante das IPSS do Concelho para o Grupo de Acompanhamento do Plano Local de Saúde do Arco Ribeirinho (PLSAR) é a Associação de Diabéticos do Barreiro e Moita, sendo que o representante das Instituições Sem Fins Lucrativos para o Núcleo Executivo do CLASB é a Associação de Mulheres com Patologia Mamária.
Na reunião foi ainda apresentada, analisada e aprovada a proposta de Plano de Ação/2016 do CLASB e o processo de estruturação e implementação da Rede para o Voluntariado Barreiro/Moita. A Rede de Respostas Integradas foi apresentada na sua generalidade tendo sido aprovado o seu modelo de governança. Seguir-se-ão, agora, novos passos para a sua estruturação e implementação.
Foram ainda apresentadas as alterações previstas ao Regulamento Municipal de Atribuição de Condecorações do Município do Barreiro e recolhidos contributos dos parceiros.