Moradores com mais condições no Bairro das Palmeiras



O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa e o Presidente da Assembleia Municipal do Barreiro, André Pinotes Batista, receberam a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, no Bairro das Palmeiras, no dia 10 de outubro, no âmbito do final do projeto “Renascer o Bairro das Palmeiras”, candidatura vencedora do Programa Bairros Saudáveis.
O projeto “RENASCER o Bairro das Palmeiras” teve como objetivo contribuir para a qualidade de vida e bem-estar dos moradores, através de atividades que promoveram a participação, o reforço da identidade, o sentido de pertença, a capacitação e a construção de visíveis mudanças no Bairro e na vida de quem participou neste projeto. Foram diversas as ações e intervenções em diferentes vertentes, ao nível social, económico, da saúde, do urbanismo e do ambiente.
Entre estas, destacamos a ativação da comissão de moradores do Bairro, a rentabilização do polidesportivo, ações de limpeza comunitária, a requalificação de espaços comunitários, a requalificação do polidesportivo e zona envolvente ao chafariz, a facilitação no acesso à saúde e a criação de um espaço de apoio ao estudo para as crianças do Bairro, entre outras intervenções.
Frederico Rosa, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, elogiou o trabalho de todos os envolvidos neste projeto que promove reais mudanças na vida das pessoas e que reconciliou muitos moradores com o Bairro. “O maior elogio que podemos fazer a todo este projeto é fazer com que quem nele esteve envolvido, sinta que está a fazer por um bem maior, para o seu próprio presente e futuro, assim como para as futuras gerações que precisam do apoio de todos e sabe que graças a este projeto não está sozinho”.
Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, aplaudiu o trabalho desenvolvido em comunidade e a importância de acreditar e arregaçar mangas para realizar sonhos. “É muito importante que, para além do nível da concertação social, se sinta que é no terreno que estas coisas acontecem. Não faz sentido concertação social se não conseguirmos comunitariamente, entre nós, criar laços. Durante a pandemia aprendemos que ninguém se salva sozinho. Só em comunidade, a trabalhar em conjunto, focados em conseguir responder coletivamente a quem precisa”, defendeu.
Gabriela Soares, Presidente da União de Freguesias de Barreiro e Lavradio e Avelino Patinha, Presidente da Comissão de Moradores do Bairro das Palmeiras, sublinharam o esforço individual de todos os envolvidos, que permitiu uma importante concretização coletiva. “Permitiu a concretização de um sonho que é nosso e vosso”, elogiou Gabriela Soares.
Segundo Humberto Candeias, Diretor Técnico da NÓS, entidade promotora do projeto, há muito por fazer ainda, neste projeto cuja duração foi de apenas um ano. Como um projeto desafiante, concretizado em período pandémico, onde se trabalhou a partilha e a cooperação, foi a forma como “Renascer o Bairro das Palmeiras”, foi descrito por Humberto Candeias. “Fruto deste trabalho, nasceu a capacidade de fazer em conjunto, e foi isso que permitiu as realizações que aqui podemos observar e sentir”, concluiu.
O projeto foi promovido pela NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, em parceria com o Município do Barreiro, a União de Freguesias de Barreiro e Lavradio, o Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, o ACES Arco Ribeirinho, Maria Fernanda de Freitas Silva, Divisão de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, ARSLVT.IP e ADAO.