Humana Portugal | Entrega de cheque a “Os Reguilas”

20180319 100008 1 750 2500
19 Março 2018

No âmbito do Protocolo da CMB com a Associação Humana Portugal, foi entregue, hoje, 19 de março, um cheque à Associação de Solidariedade Social Creche e Jardim-de-Infância “Os Reguilas”. Este cheque, no valor de 9.030 euros, é referente à quantidade de roupa usada recolhida nos 43 contentores existentes no Concelho do Barreiro.

Recorde-se que o Município do Barreiro e a Associação HUMANA Portugal celebraram, em 2014, um Protocolo de Parceria que visa definir os termos da cooperação entre ambas as partes, tendo em vista a recolha de roupa e calçado usados, em contentores apropriados.

Este protocolo assenta no mútuo entendimento de que a cooperação entre as duas entidades resultará numa boa gestão da reutilização e da reciclagem têxtil. Ao mesmo tempo que são apoiados os projetos de cooperação para o desenvolvimento da Associação HUMANA também são apoiadas as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social – do Concelho do Barreiro, bem como as iniciativas de carácter solidário de âmbito local.

A Humana Portugal recolhe o têxtil usado no Concelho do Barreiro para lhes dar um fim social, através dos 43 contentores distribuídos no espaço público. De salientar que a recolha de roupa é um serviço gratuito para os municípios e representa uma poupança significativa nos custos de recolha e eliminação de resíduos urbanos.
A Humana Portugal é uma associação sem fins lucrativos que, desde 1998, trabalha a favor da proteção do meio ambiente, promovendo a reutilização têxtil e realizando programas de cooperação em África e de apoio local em Portugal.

Em representação da Associação Humana, Filipa Reis e Nuno Vinagre, realçaram a importância desta parceria de longos anos, que permite dar à reciclagem da roupa um uso social.
Em representação dos “Reguilas”, Dora Velhas e Alexandra Paris, agradeceram esta doação.
Pela Autarquia, participaram na iniciativa o Presidente Frederico Rosa e a Vereadora Sara Ferreira, responsável pela Intervenção Social.
Frederico Rosa referiu que a doação destas verbas às Instituições Particulares de Solidariedade Social pode fazer a diferença na vida de cada entidade e salientou que “Os Reguilas” “vão servir ainda melhor a sua comunidade”.

O Autarca realçou ainda a importância desta “economia circular realizada há vários anos no Concelho do Barreiro”.

De salientar que a reutilização e a reciclagem têxtil contribuem para a proteção do meio ambiente ao reduzir em parte os resíduos gerados pelos cidadãos, dando uma segunda vida à roupa que de outra forma iria parar ao aterro para incineração. Cada quilo de roupa que se reutiliza e não é incinerada evita a emissão de 3,169 kg de CO2 segundo dados da Comissão Europeia.

Mais informações em www.humana-portugal.org