CMB premiada na categoria Prémio Expansão, no âmbito dos VI Prémios Humana de Reutilização Têxtil
A entrega do Prémio Expansão, no âmbito do VI Prémios Humana de Reutilização Têxtil decorreu hoje, 5 de novembro, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho.
Os Prémios HUMANA de Reutilização Têxtil são atribuídos às entidades públicas e privadas que, ao longo do último ano, se destacaram em diversas categorias.
No caso do Barreiro verificou-se um aumento da colocação do número de contentores devido ao aumento da população. No total, são 47 contentores colocados no Município do Barreiro.
Recorde-se que a associação HUMANA trabalha com a Câmara Municipal do Barreiro na colocação de contentores para recuperação/reciclagem de roupa.
A Vereadora Regina Janeiro, responsável pela área de Intervenção Social salientou que, no âmbito do protocolo estabelecido, não são cobradas taxas à associação pela colocação dos contentores. Em contrapartida, a associação atribui anualmente uma verba de cerca de 8 mil euros a uma instituição do Barreiro designada pela CMB.
O Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, salientou a importância destas cooperações. “Os desperdícios ajudam a criar bem-estar a outros. Do velho consegue-se criar coisas novas e isto é um exemplo disso mesmo”, referiu o Autarca.
Recorde-se que o Município do Barreiro e a Associação HUMANA Portugal celebraram, em 2014, um Protocolo de Parceria para definir os termos da cooperação entre ambas as partes, tendo em vista a recolha de roupa e calçado usados, em contentores apropriados.
Este protocolo assenta no mútuo entendimento de que a cooperação entre as duas entidades resultará numa boa gestão da reutilização e da reciclagem têxtil. Ao mesmo tempo que são apoiados os projetos de cooperação para o desenvolvimento da Associação HUMANA também são apoiadas as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social – do Concelho do Barreiro, bem como as iniciativas de carácter solidário de âmbito local.
De acordo com os termos do protocolo, à HUMANA Portugal compete, entre outras coisas, «manter e/ou instalar contentores especialmente adaptados e desenhados para realizar o serviço de recolha de roupa e calçado usados no Município, nos locais estabelecidos e autorizados pela Câmara Municipal, na proporção aproximada de 1 contentor por 1.700 habitantes, (…) pagar no 1º mês do ano, relativamente ao ano civil anterior, um valor igual ou idêntico àquele que decorrerá da aplicação da tabela de taxas e tarifas do Município do Barreiro, por cada contentor colocado no Concelho com autorização da Câmara Municipal, a instituição ou instituições de solidariedade social do Município a indicar por este (…)».
Desta forma, à Câmara Municipal do Barreiro compete, designadamente, «definir, sempre que necessário, o ajustamento do número de contentores a colocar (…) e indicar anualmente ao primeiro outorgante as Instituições beneficiárias do montante estabelecido em alíneas anteriores.»
A HUMANA tem por finalidade a ajuda humanitária internacional em países e comunidades mais carenciadas mediante a implementação de projetos de ajuda e cooperação para o desenvolvimento no âmbito da Educação, Cultura e Assistência. Desenvolve os seus projetos de cooperação no âmbito do Movimento Humana People to People, com 34 organizações membros a nível mundial, entre as quais se inclui a Associação HUMANA Portugal.
Mais informações em http://www.humana-portugal.org/index.php?id=1