CLASB apresenta vários trabalhos no âmbito da intervenção social no Concelho



O Conselho Local de Ação Social do Barreiro (CLASB) realizou a sua 53ª Reunião Plenária na tarde de ontem, quarta-feira, 13 de abril de 2022, no Espaço Memória. Marcaram presença na sessão a Vereadora responsável pela Divisão de Intervenção Social, Igualdade, Saúde e Habitação (DISISH), Sara Ferreira, a Diretora do Centro Distrital da Segurança Social (CDSS) de Setúbal, Luísa Malhó, a Chefe da DISISH, Paula Galrito, e representantes dos membros que compõem o Conselho.
Santa Casa da Misericórdia do Barreiro (SCMB) – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) –, Rumo – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão – e Centro de Reformados e Idosos do Vale da Amoreira (CRIVA) – ERPI e Serviço de Apoio Domiciliário ¬– apresentaram os respetivos projetos em processo de concurso no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), cujos pareceres favoráveis do Núcleo Executivo (NE) foram ratificados. No final da sessão, a Vereadora Sara Ferreira sublinhou “os pareceres que refletem as candidaturas do Concelho ao PRR, que são um grande instrumento para suprir necessidades de respostas a idosos e a pessoas com deficiência”.
“A crise humanitária que se vive na Ucrânia” manteve-se, igualmente, na ordem do dia. De acordo com a Diretora do CDSS de Setúbal, os mecanismos de apoio nacionais estão a funcionar, sendo que, notou, o encaminhamento nesta matéria é, também, extensível a cidadãos de outras nacionalidades, residentes naquele país, agora, em guerra. É, realçou, “importante agir de forma articulada”.
Ratificação da adesão ao CLASB da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla; Proposta de alteração do Regulamento Interno do CLASB: artº 13 (composição e presidência do NE) – aprovada a inclusão da SCMB no NE, em representação das instituições na área dos idosos; Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens (objetivos e metodologia de trabalho); Apresentação do Relatório de Monitorização Semestral de Atividades do CLDS 4G “Comsigo”; e Análise da avaliação efetuada sobre a participação das entidades parceiras no CLASB foram outros pontos abordados durante a tarde, no âmbito da ordem de trabalhos do Conselho.
Entre várias informações, Sara Ferreira lembrou que a Universidade da Terceira Idade do Barreiro retomou a sua atividade a 11 de abril último e que se encontra a decorrer a iniciativa “Abril, Barreiro Saudável”, com cerca de três semanas “bastante ricas”, estando o encerramento agendado para 29 de abril, pelas 15h00, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, com uma sessão em torno do tema “Impactos das Crises Pandémicas e Humanitárias na Saúde das Pessoas” (+INFO: https://www.cm-barreiro.pt/conhecer/agenda-de-eventos/evento/abril-barreiro-saudavel).