Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

√ Serviço Educativo Municipal

SEM_2020-21-IMGO SEM — Serviço Educativo Municipal para escolas públicas do Concelho é um projeto transversal que engloba vários serviços da Câmara Municipal do Barreiro, bem como, do movimento associativo local. Este serviço pretende dar a conhecer atividades pedagógicas de caráter sociocultural e educativo, numa perspetiva de aprendizagem não formal, construtiva e crítica.
A sua missão passa, fundamentalmente, por garantir uma oferta diversificada de ações que valorizem o património histórico do Concelho, a sensibilização ambiental e artística e a pro-moção cívica junto do público escolar. Estas ações desenvolvem-se mediante novas práti-cas, dinâmicas e experiências informais, desenvolvidas no interior e exterior das escolas.

Oferta Educativa 2020/21:

● Guia

● Ficha de Inscrição

 

Objetivos gerais

- Promover atividades pedagógicas regulares para a comunidade educativa;
- Incentivar as escolas para a participação e desenvolvimento de ações que promovam a criatividade, a proteção e defesa ambiental e patrimonial e uma cidadania ativa;
- Promover discursos pedagógicos acessíveis aos diferentes públicos escolares;
- Diminuir ou eliminar barreiras entre espaços municipais e a escola;
- Estimular alunos e professores a participarem de uma forma mais ativa na vida do conce-lho, promovendo o usufruto de espaços/equipamentos como o Auditório Municipal Augusto Cabrita, Convento Madre de Deus da Verderena, Espaço Memória (Arquivo Municipal, Património Histórico e Museológico), Centro de Educação Ambiental da Mata Nacional da Machada e Sapal de Rio Coina (CEA), Biblioteca Municipal, Espaço J, Centro Interpretativo do Campo Arqueológico da Mata da Machada, Quinta do Mião, entre outros.

A programação do Serviço Educativo Municipal para o ano letivo 2019/2020 tem como tema principal Sustentabilidade Ambiental.

Enquadramento do tema Sustentabilidade Ambiental
A qualidade do ar e da água que nos rodeia, o respeito pelos espaços verdes, as questões dos resíduos e da reciclagem, as novas fontes de energia, as questões da economia circular, as alterações climáticas — todos os dias surgem novos desafios e novas repostas possíveis para as questões de sustentabilidade ambiental que nos rodeiam.
Falar de sustentabilidade ambiental é falar do nosso futuro e das gerações futuras, mas é, sobretudo, refletir sobre os hábitos de produção e de consumo do presente e sobre a situa-ção em que muitos dos habitantes do nosso planeta vivem presentemente. Porque o respeito pelo ambiente é o respeito pelos outros e por nós próprios, a sustentabilidade ambiental tem de ter um local central na nossa comunidade, no nosso Barreiro.
É neste contexto que a nossa comunidade educativa tem a oportunidade única de criar conjuntamente com os mais jovens, as ferramentas de que estes necessitam para compreender de forma crítica e pedagógica as questões da sustentabilidade ambiental. Para além de se-rem questões transversais a inúmeras áreas do conhecimento estas são igualmente ques-tões ligadas à participação ativa, à cidadania, elementos fundamentais na formação dos nossos jovens. É este o grande desafio que lançamos para este ano letivo de 2019/20 à nossa Comunidade Educativa — a Sustentabilidade Ambiental!
O passado industrial do Barreiro, assim como as suas zonas verdes de excelência, fazem do nosso Município um incrível laboratório para que que se possam estudar de perto e de forma crítica os bons e os maus exemplos do passado mas, sobretudo, para projetar um futuro verdadeiramente sustentável e feito de barreirenses críticos e informados.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze