√ Receção à Comunidade Educativa
- O Barreiro deu as boas-vindas à Comunidade Educativa com um conjunto de iniciativas que culminaram com um Sunset Convívio, ao final da tarde de 23 de setembro, nas instalações do Clube Naval. Nesta sessão, que contou com a presença do Presidente da CMB, Frederico Rosa, do Vice-Presidente, Rui Braga, da Vereadora da Educação, Sara Ferreira e dos restantes membros do Executivo Municipal – os vereadores Humberto Faísca, Rui Pedro Pereira, Nuno Antunes, Maria João Regalo, Carlos Guerreiro e Maria Arlete Cruz –, responsáveis das Uniões/Junta de Freguesia e diretores de agrupamentos de Escolas, foram homenageados cerca de oito dezenas de docentes e não docentes da comunidade educativa, que se aposentaram entre os anos 2020 e 2022. (+INFO)
A Receção à Comunidade Educativa decorre, prioritariamente, no início do ano letivo. Esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal, em parceria com as Uniões/Junta de Freguesia, reúne um vasto leque de atividades em que participam dezenas de instituições e milhares de pessoas.
Destina-se, fundamentalmente, a toda a comunidade educativa, abarcando alunos, pessoal docente e não docente, associações de pais e encarregados de educação e familiares. Engloba, no essencial, atividades como: debates, visitas ao concelho, visitas institucionais dos eleitos às escolas públicas, apresentação de projetos, ateliês nas mais diversas áreas e que se destinam a docentes e alunos e homenagem, através da entrega de diplomas, a pessoal docente e não docente que se aposentou no ano anterior.
Durante a receção, realiza-se um lanche/convívio destinado ao pessoal docente e não docente e representantes das associações de pais e encarregados de educação das escolas públicas do concelho.
Objetivos da atividade:
• Acolhimento de toda a comunidade educativa no início do ano letivo;
• Consolidação das parcerias entre a autarquia e a comunidade educativa;
• Envolvimento dos alunos, pessoal docente, não docente, pais e encarregados de educação na definição de estratégias e de planeamento das políticas educativas locais;
• Reconhecimento do trabalho desenvolvido, em prol das nossas crianças e jovens, pelo pessoal docente e não docente que deixa o sistema educativo.