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√ Projeto Educativo Municipal de Prevenção e Redução do Abandono Escolar

logo_1_750_2500Trata-se de um Projeto apresentado no âmbito da candidatura a fundos do Portugal 2020 ao abrigo do Aviso nº Lisboa 66-2018-03 — Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, Prioridade de Investimento 10.1 — Redução e prevenção do abandono escolar precoce e estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação primária e secundária, incluindo percursos de aprendizagem formais, não formais e informais, para a reintegração no ensino e formação (TEIP).

Esta operação está dividida em oito grandes ações:

Gabinete de Apoio ao Aluno (GAA)

O Gabinete de Apoio ao Aluno(a) (GAA) é formado por uma equipa multidisciplinar constituída por profissionais especializados (três psicólogos e dois técnicos superiores de serviço social) e que se destina a acompanhar estudantes dos vários níveis de ensino, que revelam maiores dificuldades de aprendizagem, risco de abandono escolar, comportamentos de risco, gravemente violadores dos deveres do aluno ou se encontrem na iminência de ultrapassar os limites de faltas previstos no presente Estatuto do Aluno, bem como as suas família e em articulação com os Serviços de Psicologia e Orientação dos agrupamentos o Concelho do Barreiro.

A metodologia de intervenção deste gabinete foi definida em 3 vertentes essenciais:

• Metodologia EPIS — Empresários para a Inclusão Social — Esta metodologia de mediação foca-se, fundamentalmente, em alunos que possam constituir casos de risco em termos de sucesso escolar. Trata-se de uma metodologia que se aplica a alunos sinalizados para os quais é definido um plano individual de intervenção.

A Metodologia EPIS desenvolve-se em duas fases distintas:
1 — Sinalização/identificação de risco dos alunos
2 — Capacitação/potenciação dos alunos identificados como em risco de insucesso escolar, com análise funcional, plano de intervenção personalizado e técnicas de intervenção — que abrangem família, escola e envolvente territorial.

A 2ª etapa foi iniciada em janeiro 2020, mas suspensa dado o atual Estado de Emergência.

• Intervenção Coletiva
A dinamização desta ação incide no desenvolvimento de projetos de diferentes naturezas (emocional, interventiva, de literacia, associativismo e/ou formativa), dirigidos aos alunos, do 1º ano ao 12º, as quais visam concomitantemente envolver, o corpo docente, a comunidade e a família, bem como os demais agentes educativos.

Por via do atual Estado de Emergência devido à Covid-19, foi adiada para o próximo ano letivo a dinamização destes projetos, não obstante terem sido apresentados e positivamente acolhidos pelos Diretores dos 7 Agrupamentos de Escolas do Concelho.

• Intervenção individual
A abordagem ao aluno e respetivas famílias será realizada em estreita articulação com os Serviços de Psicologia e Orientação de cada Agrupamento de Escolas e Direções de Agrupamento, originando o acompanhamento psicossocial das situações sinalizadas ao GAA.
Esta intervenção foi iniciada no presente ano letivo e terá continuidade durante o próximo ano.

 

Feira Pedagógica

A Feira Pedagógica constitui um evento lúdico e educativo, que decorre no termo do ano letivo, preferencialmente no final do mês de maio/início de junho. A sua promoção fica a cargo da Câmara Municipal do Barreiro em parceria com a Comunidade Educativa, Uniões/Junta de Freguesia, Pais, Encarregados de Educação e Famílias, Instituições e Associações várias.

Inclui mostras expositivas, performativas e experimentais de atividades educativas formais e não formais desenvolvidas por e para os alunos ao longo do ano letivo, bem como workshops e encontros de e para alunos, comunidade educativa, pais e encarregados de educação.

A Feira Pedagógica prevista para o ano de 2020 teria como tema “A Sustentabilidade Ambiental” e após a adesão de cerca 70 entidades, de entre várias instituições, (Comunidade Educativa, IPSS, Entidades Privadas e outros) e de estarem em curso todos os preparativos necessários à realização desta atividade, a mesma ficou suspensa devido ao atual Estado de Emergência.

 

Tecnologias de Intervenção e Comunicação (TIC) como ferramenta de inovação pedagógica

Esta intervenção inscreve-se numa estratégia de combate ao absentismo, redução do insucesso escolar e promoção dos níveis de desempenho dos alunos, recorrendo, para tal, às tecnologias de informação e comunicação (TIC). Dotámos as salas de aula do 1º ciclo do ensino básico com sistemas tecnológicos integrados, de fácil utilização, que permitam experiências de ensino-aprendizagem colaborativas unindo esforços entre docentes e alunos num modelo de trabalho colaborativo ao longo do ano escolar

Numa parceria entre a Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) e a Câmara Municipal do Barreiro, decorreram, nos meses de fevereiro e março de 2020, em todos os Agrupamentos Escolares do Barreiro, 10 ações de capacitação para Professores de 1º Ciclo e 20 ações de capacitação para alunos de 3º e 4º anos. Estas ações visaram a integração da programação e robótica em sala de aula, tendo em vista a exploração de aplicações relacionadas com as áreas curriculares de Programação e Robótica.

 

Projeto LEI — Leitura, Educação e Ilustração

Este projeto teve origem na necessidade de reposicionar a cidade do Barreiro no mapa da cultura literária e da arte, sobretudo, junto dos mais novos, bem como pela necessidade de sensibilizar e aprofundar os conhecimentos que as comunidades educativas têm acerca da literatura, da educação e da ilustração.
O projeto tem como princípio a valorização e preservação do património imaterial, sobretudo no que diz respeito à cidade do Barreiro, cidade esta merecedora de tudo aquilo que mantenha o seu nome vivo e bem presente para a sua gente e para o mundo.
O Projeto Lei divide-se em 4 grandes Ações desenvolvidas ao longo do triénio previsto: 2019/2021:

- Capacitação dos Docentes para o desenvolvimento de trabalhos com os alunos dinamizadas por uma equipa técnica especializada nas áreas propostas. Esta capacitação ocorreu durante os meses de novembro e dezembro.
- Monotorização dos Trabalhos a realizar com os alunos em contexto de sala de aula
- Dinamização do Festival Lei — Evento onde são apresentados, entre outros, os trabalhos realizados pelos docentes e alunos.
- Edição de livro do Festival LEI. Esta atividade culminará, no fim do triénio, numa seleção dos melhores textos e ilustrações dos participantes.

Por via do atual Estado de Emergência devido à Covid-19, foi adiada a implementação da 2ª fase do Projeto LEI. Não obstante, realizaram-se ações de Monitorização em sala de aula com os alunos e professores envolvidos no projeto.

 

Ciências Experimentais para a promoção do Sucesso Escolar

A dificuldade em desenvolver a literacia científica em contexto de sala de aula, bem como a falta de materiais e equipamentos de laboratório para desenvolver estas competências dos alunos, levou a que os Agrupamentos de Escolas inscrevessem nos seus Planos de Ação Estratégica (Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar) medidas no contexto do ensino experimental das ciências.

A capacitação dos professores para promover competências científicas junto dos alunos tornou-se essencial e para que fosse efetivada procedeu-se à entrega de um Kit de Ciências Experimentais às escolas do 1º Ciclo e foram desenvolvidas ações de capacitação para alunos do concelho do Barreiro.

Numa parceria entre o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e a Câmara Municipal do Barreiro, decorreram 6 ações em 3 Agrupamentos sobre variadas temáticas, nomeadamente na área da Química, Tecnologia Agroalimentar, Matemática e Química, tendo ficado suspensa a realização de mais ações devido ao contexto atual associado à COVID-19.

 

Novas abordagens para a aprendizagem da Matemática

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Esta atividade visa promover a excelência e o desenvolvimento do sucesso escolar para os alunos do 1º ciclo do ensino básico, com recurso às novas tecnologias na área da matemática.

Tem por base a plataforma on-line EDUCA+ com inúmeras aplicações hipermédia, interativas e com diferentes e variados recursos pedagógicos para alunos, tais como, apps de conteúdos, guiões de exploração, pdfs de atividades, jogos e vídeos.

Para que o acesso à plataforma EDUCA+ fosse uma realidade, atualmente, todos os alunos do 1º ano do 1º ciclo detêm uma senha de acesso, podendo, assim, complementar a sua atividade letiva com recurso a esta ferramenta digital.

 

Monitorização e Avaliação das Atividades do Plano Inovador de Combate ao Insucesso escolar

A monotorização das 7 atividades a desenvolver será realizada por uma equipa, sendo os relatórios divulgados junto dos agrupamentos de escolas.
Foram também previstos três seminários de Acompanhamento, Reflexão e Avaliação do Impacto das Atividades nos resultados dos alunos e que envolverão a comunidade educativa.
O primeiro ocorreu em dezembro de 2019 sob o tema “Metodologias de Prevenção” e promoveu a partilha das mais recentes metodologias aplicadas na prevenção e no combate ao insucesso escolar. O seminário contou com a participação de cerca de 200 pessoas.

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