√ Projeto Educativo Municipal de Prevenção e Redução do Abandono Escolar
Trata-se de um Projeto apresentado no âmbito da candidatura a fundos do Portugal 2020 ao abrigo do Aviso nº Lisboa 66-2018-03 — Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, Prioridade de Investimento 10.1 — Redução e prevenção do abandono escolar precoce e estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação primária e secundária, incluindo percursos de aprendizagem formais, não formais e informais, para a reintegração no ensino e formação (TEIP).
Esta operação está dividida em oito grandes ações:
Gabinete de Apoio ao Aluno (GAA)
O Gabinete de Apoio ao Aluno(a) (GAA) é formado por uma equipa multidisciplinar constituída por profissionais especializados (três psicólogos e dois técnicos superiores de serviço social) e que se destina a acompanhar estudantes dos vários níveis de ensino, que revelam maiores dificuldades de aprendizagem, risco de abandono escolar, comportamentos de risco, gravemente violadores dos deveres do aluno ou se encontrem na iminência de ultrapassar os limites de faltas previstos no presente Estatuto do Aluno, bem como as suas família e em articulação com os Serviços de Psicologia e Orientação dos agrupamentos o Concelho do Barreiro.
A metodologia de intervenção deste gabinete foi definida em 3 vertentes essenciais:
• Metodologia EPIS — Empresários para a Inclusão Social — Esta metodologia de mediação foca-se, fundamentalmente, em alunos que possam constituir casos de risco em termos de sucesso escolar. Trata-se de uma metodologia que se aplica a alunos sinalizados para os quais é definido um plano individual de intervenção.
Metodologia EPIS – Empresários para a Inclusão Social
A Metodologia EPIS desenvolve-se em duas fases distintas:
1 — Sinalização/identificação de risco dos alunos
2 — Capacitação/potenciação dos alunos identificados como em risco de insucesso escolar, com análise funcional, plano de intervenção personalizado e técnicas de intervenção — que abrangem família, escola e envolvente territorial.
A 2ª etapa foi iniciada em janeiro 2020, mas suspensa dado o atual Estado de Emergência.
• Intervenção Coletiva
A dinamização desta ação incide no desenvolvimento de projetos de diferentes naturezas (emocional, interventiva, de literacia, associativismo e/ou formativa), dirigidos aos alunos, do 1º ano ao 12º, as quais visam concomitantemente envolver, o corpo docente, a comunidade e a família, bem como os demais agentes educativos.
Por via do atual Estado de Emergência devido à Covid-19, foi adiada para o próximo ano letivo a dinamização destes projetos, não obstante terem sido apresentados e positivamente acolhidos pelos Diretores dos 7 Agrupamentos de Escolas do Concelho.
• Intervenção individual
A abordagem ao aluno e respetivas famílias será realizada em estreita articulação com os Serviços de Psicologia e Orientação de cada Agrupamento de Escolas e Direções de Agrupamento, originando o acompanhamento psicossocial das situações sinalizadas ao GAA.
Esta intervenção foi iniciada no presente ano letivo e terá continuidade durante o próximo ano.
I Semana Académica
No ano de 2022 o Município irá dinamizar a I Semana Académica do Barreiro. Esta I Semana Académica constituirá um evento lúdico e educativo, que decorrerá no termo do ano letivo, preferencialmente no final do mês de maio/início de junho. A sua promoção fica a cargo da Câmara Municipal do Barreiro em parceria com a Comunidade Educativa, Uniões/Juntas de Freguesia, Instituições e Associações várias.
Esta iniciativa pretende continuar o trabalho iniciado com a Feira Pedagógica dando-lhe, no entanto, novas dinâmicas e alargando o seu público-alvo. Não obstante esta mudança de paradigma, a I Semana Académica terá um Espaço Feira Pedagógica, com um horário dedicado especialmente aos mais pequenos, do pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico, e um espaço denominado Espaço Juventude, mais direcionado para o público juvenil. A iniciativa continuará a dar ênfase às atividades lúdicas, pedagógicas e desportivas, privilegiando, a experimentação científica, a observação, os colóquios, a brincadeira, o exercício físico e o espírito de equipa.
Novas abordagens para a aprendizagem da Matemática
Esta atividade visa promover a excelência e o desenvolvimento do sucesso escolar para os alunos do 1º ciclo do ensino básico, com recurso às novas tecnologias na área da matemática.
Tem por base a plataforma on-line EDUCA+ com inúmeras aplicações hipermédia, interativas e com diferentes e variados recursos pedagógicos para alunos, tais como, apps de conteúdos, guiões de exploração, pdfs de atividades, jogos e vídeos.
Para que o acesso à plataforma EDUCA+ fosse uma realidade, atualmente, todos os alunos do 1º ano do 1º ciclo detêm uma senha de acesso, podendo, assim, complementar a sua atividade letiva com recurso a esta ferramenta digital.
Monitorização e Avaliação das Atividades do Plano Inovador de Combate ao Insucesso escolar
A monotorização das 7 atividades a desenvolver será realizada por uma equipa, sendo os relatórios divulgados junto dos agrupamentos de escolas.
Foram também previstos três seminários de Acompanhamento, Reflexão e Avaliação do Impacto das Atividades nos resultados dos alunos e que envolverão a comunidade educativa.
O primeiro ocorreu em dezembro de 2019 sob o tema “Metodologias de Prevenção” e promoveu a partilha das mais recentes metodologias aplicadas na prevenção e no combate ao insucesso escolar. O seminário contou com a participação de cerca de 200 pessoas.