√ Cidades Educadoras
O Projeto das Cidades Educadoras teve o seu início, como movimento, em 1990 aquando do primeiro Congresso Internacional de Cidades Educadoras, celebrado de 26 a 30 de novembro na cidade de Barcelona, Espanha. Neste encontro, um grupo de cidades representadas pelos respetivos órgãos de poder concluíram ser útil trabalhar em conjunto projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.
Posteriormente, em 1994, este movimento formalizou-se como Associação Internacional, oficialmente criada no terceiro Congresso das Cidades Educadoras, tendo este último decorrido na cidade de Bolonha, Itália.
Trimestralmente é editado o Boletim da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras. Neste é possível conhecer algumas iniciativas e projetos promovidos pelos vários municípios da Rede Portuguesa.
Objetivos
Foram instituídos como objetivos fundamentais da Associação:
• Promover o cumprimento dos princípios da Carta das Cidades Educadoras;
• Impulsionar colaborações e ações concretas entre as cidades;
• Participar e cooperar ativamente em projetos e intercâmbios de experiências com grupos e instituições com interesses comuns;
• Aprofundar o discurso das Cidades Educadoras e promover a sua concretização;
• Influenciar no processo de tomada de decisões dos governos e das instituições internacio-nais em questões de interesse para as Cidades Educadoras;
• Dialogar e colaborar com diferentes organismos nacionais e internacionais.
O Barreiro integra a Associação Internacional da Cidades Educadoras desde o ano 2000.
Fazem parte da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE) um conjunto de 85 municípios.