Jogos do Futuro da Região de Setúbal a 2, 3 e 4 de junho com muitos atrativos



















No âmbito da 5ª edição dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal (JFRS), que se realiza a 2, 3 e 4 de junho, e após o sucesso em edições anteriores, a Comissão Organizadora promoveu, na tarde de segunda-feira, 15 de maio, na Casa Ermelinda Freitas (CEF), um Convívio de Patrocinadores, que reuniu administrações dos municípios organizadores, responsáveis de empresas, patronos e embaixadores dos Jogos do Futuro.
Para a próxima terça-feira, dia 23 de maio, pelas 11h00, está agendada uma Conferência de Imprensa de apresentação dos JFRS, que atualizará todos os pormenores e revelará algumas novidades sobre este evento. Esta iniciativa, aberta ao público, decorrerá na Galeria Vermelha do Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC), no Barreiro, cidade onde, também, terá lugar a Cerimónia de Abertura dos JFRS (a 2 de junho, pelas 21h00, no Largo do Mercado 1º de Maio), prevendo-se um espetáculo memorável, repleto de luz, ação e animação, dando o mote para as várias competições que decorrerão, durante o fim-de-semana, em toda a Região.
Tendo Leonor Freitas como anfitriã e em clima de confraternização, as várias dezenas de convidados realizaram uma visita com caminhada pela vinha pedagógica e instalações da empresa, iniciada em 1920, onde o vinho é um dos seus ex-líbris. “Estamos numa grande Região”, referiu Leonor Freitas, agraciada, a 10 de junho de 2009, com a Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial – Classe do Mérito Agrícola, grau Comendador, pelo Presidente da República.
Agradecendo a receção, o Presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), Rui Garcia, sublinhou a importância do “trabalho de equipa”. Recorde-se que os JFRS são uma organização conjunta das nove Autarquias da Região de Setúbal – Almada, Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal –, AMRS, Movimento Associativo Popular, Deporto Escolar e Associações Distritais de modalidades aderentes.
Barreiro acolhe Cerimónia de Abertura
“Sendo o Barreiro uma terra de desporto e desportistas, desde o início se associou aos JFRS, ao seu espírito e ao seu movimento”, realçou a Vereadora do Desporto da Câmara Municipal do Barreiro. Regina Janeiro manifestou satisfação pelo facto do Barreiro acolher a Cerimónia de Abertura e lançou o convite: “É com muito gosto que recebemos a Cerimónia de Abertura, uma festa, no centro da Cidade, com muita música e dança, com nomes conhecidos do espetáculo e na qual os atletas também serão protagonistas”.
“Nata” do desporto como patronos e embaixadores do evento
O treinador de futebol Paulo Fonseca, atualmente no Shakhtar Donetsk, a antiga glória do futebol nacional, do Benfica e do FC Barreirense, internacional mundialista, o “Magriço” José Augusto, a judoca olímpica Telma Monteiro e a atleta de Boccia, Rita Patrício, são os quatro “patronos” dos JFRS 2017.
Os 21 outros nomes da Região que se associam a este mega evento, referência no País, manifestando o seu apoio e entusiasmo como “Embaixadores”, são: o atual Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, distinguido com o Galardão “Barreiro Reconhecido” 2004, na Área do Desporto, Juliana França, atleta de Judo Adaptado, Tiago Matos, praticante de skate, Edivaldo Monteiro, Olímpico (Atenas 2004 e Pequim 2008) nos 400mt Barreiras, Luís Feiteira, Olímpico em Atlanta 1996 (1.500mt) e Londres 2012 (Maratona), Diamantino Miranda, ex-jogador e treinador de futebol, o antigo guarda-redes de futebol, internacional (Euro 2004), Ricardo Pereira, a piloto Elizabete Jacinto, o ciclista Ruben Guerreiro, o Selecionador/Treinador Nacional de Cadetes e Juniores, de Judo, Marco Morais, a atleta Paralímpica 2008, 2012 e 2016, do Sporting, Patrona da edição JFRS 2016, Simone Fragoso (Natação), o atleta Olímpico 2004, 2008 e 2012, Treinador da Palmela Desporto, EM, Tiago Venâncio (Natação), o ciclista Rafael Reis, da equipa espanhola Caja Rural, Vencedor do Ranking Ciclista do Ano 2016 (ao serviço do FC Porto), Filipa Rodrigues, atleta da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, Campeã Ibérica de Orientação 2016, Alexandre Ramos, jogador de futebol e participante na edição dos JFRS de 2013, José Patrício, Presidente da Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal e elemento da Organização do torneio boccia nos Jogos do Futuro, o internacional canoísta no Clube Naval de Sesimbra e técnico da modalidade, Guilherme Cabral, o Bicampeão Nacional de SUP e internacional, Filipe Meira, o treinador de Hóquei em Patins e Diretor Técnico Nacional da Federação Portuguesa da modalidade, Luís Sénica, João Sanona, atleta de ténis em cadeira de rodas, do Clube de Ténis de Setúbal, e João Valido, praticante de pentatlo moderno e guarda-redes de futebol dos juvenis do Benfica.
Todos os patronos/embaixadores deixaram o seu testemunho, em vídeo. Todos os vídeos, que vão sendo lançados regularmente até ao início dos JFRS, podem ser vistos nesta página: http://www.cm-barreiro.pt/frontoffice/pages/792?news_id=6290.
Vinte e quatro modalidades com desporto adaptado
Com 24 modalidades, incluindo desporto adaptado, estão agendadas competições nos nove municípios organizadores.
Este mega evento, dirigido a jovens, de ambos os géneros, nascidos entre 2001 e 2005, de acordo com a especificidade de cada modalidade, é considerado um “ponto alto” da atividade desportiva da Região, no que à formação diz respeito, movimenta muitos milhares de pessoas, entre atletas, treinadores, dirigentes e outros elementos do staff, aos quais se junta o muito público que acompanha as 24 modalidades.
Trata-se de um evento que congrega a prática desportiva ao nível do movimento associativo com a atividade do desporto escolar.
Aplicação Móvel
No Convívio foi, ainda, apresentada, pelo CEO Albatroz Digital, Carlos Santos, a aplicação móvel dos JFRS.
Desenvolvida para Android tem inúmeras informações úteis para todos os interessados no evento. Trabalhando offline, com acesso a dados mínimos, esta APP tem, também, uma funcionalidade ligada ao GPS.
«Seguindo a tendência mundial que aponta para o crescimento de acessos à Internet através de dispositivos móveis e procurando dotar os Jogos do Futuro com as mais recentes soluções tecnológicas, a comissão organizadora deu um salto para o mundo das Aplicações Móveis.
A edição 2017 dos Jogos poderá ser acompanhada através de uma APP, adaptada à imagem corporativa deste ano, desenvolvida para Android e já disponível gratuitamente para descarga no Google Play.
A capacidade de trabalhar offline é provavelmente um dos maiores ganhos da APP Jogos do Futuro comparativamente ao Website. Com esta APP será possível consultar as diferentes informações, sem que o dispositivo esteja permanentemente ligado à Internet.
São várias as funcionalidades que caracterizam a Aplicação. Nesta nova ferramenta tecnológica os atletas, técnicos, dirigentes, eleitos e população em geral poderão: consultar as notícias com separadores temáticos; acompanhar o programa de cada dia com as informações das provas que se vão realizar; participar na comunicação do evento enviando sugestões, fotos e resultados à organização; consultar o mapa dos locais onde se realizam as provas e obter apoio nas deslocações através do GPS.
A APP Jogos do Futuro realiza atualizações automáticas dos dados, com particular ênfase nas notícias e agenda, através de ligação direta à base de dados do portal jogosdofuturo.net. Uma implementação que garante a consistência na comunicação da iniciativa.
A solução foi desenvolvida pela Albatroz Digital, uma empresa da região sediada na incubadora Madan Parque que orienta seu trabalho na área do desenvolvimento de portais, aplicações e gestão de conteúdos na Internet.»
Fonte: Albatroz Digital
Todas as informações sobre os JFRS, nomeadamente, vários vídeos de apresentação e calendários de competições, encontram-se na Internet em: http://www.jogosdofuturo.net/ + https://www.facebook.com/jogosdofuturo.
APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.albatrozdigital.jogosdofuturo