Dia Internacional dos Arquivos | Programa de Comemorações | Barreiro – A Cidade dos Arquivos

A 9 de junho celebrou-se o Dia Internacional dos Arquivos, e a Cidade do Barreiro, pelo segundo ano consecutivo, é palco de um conjunto de iniciativas, que se prolongarão até ao final do mês de junho, que culminarão com a apresentação da nova identidade visual do projeto “Barreiro, A Cidade dos Arquivos”.
Assim, foi programada uma série de sete episódios, que dá a conhecer cada um dos cinco arquivos e das duas estruturas culturais parceiras deste projeto. Esta programação será transmitida nas plataformas digitais de todos os parceiros – na CMB, através do seu Canal Oficial no Youtube, link https://www.youtube.com/playlist?list=PLx30v5zO9_dRXzFfF9QrIXL22wYleG0ga – entre os dias 19 e 25 de junho, pelas 21h00.
Programa:
- 19 de junho – Espaço Memória (participação de Beatriz Nunes)
- 20 de junho – Centro de Documentação do Museu Industrial da Baía do Tejo (participação de Jorge Moniz)
- 21 de junho – Arquivo dos Portos de Lisboa, Sesimbra e Setúbal, com Inês Jacques
- 22 de junho – Fundação Amélia de Mello, com Maestro Rui Marques
- 23 de junho – Arquivo Ephemera, com Fast Eddie Nelson
- 24 de junho – PADA Studios
- 25 de junho – Colectivo SPA
- 26 de junho – Apresentação da nova identidade visual do projeto “Barreiro, A Cidade dos Arquivos”
Na terça-feira, dia 9 de junho, decorreu um ato simbólico - https://www.youtube.com/watch?v=lRPjK2RDbkg - com a apresentação ao público da primeira imagem, na rotunda da Baía do Tejo no Barreiro, com a participação dos Arquivos parceiros Espaço Memória, Centro de Documentação do Museu Industrial da Baía do Tejo, Arquivo dos Portos de Lisboa, Sesimbra e Setúbal, Fundação Amélia de Mello, Arquivo Ephemera, e os coletivos artísticos PADA Studios e Coletivo SPA – que o/a convidam a participar nesta Cidade dos Arquivos.
Os arquivos são espaços de comunicação com o passado, presente e futuro, e a Cidade dos Arquivos quer colocar os arquivos a comunicar entre eles, com a academia, com o mundo, com o Barreiro, e com os artistas locais nestes tempos tão especiais que nos afetam a todos.