União Europeia apresenta plano para uma mobilidade ecológica

O CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, através da Direção-Geral do Consumidor, informa sobre o plano de mobilidade ecológico apresentado pela EU.
Tendo em conta que os transportes contribuem com cerca de 5 % para o PIB (Produto Interno Bruto) da União Europeia e empregam mais de dez milhões de pessoas na Europa.
Tendo ainda em conta que o sistema de transportes é fundamental para as empresas europeias e para as cadeias de abastecimento mundiais, mas ao mesmo tempo têm custos para a sociedade, como emissões de gases com efeito de estufa e de poluentes atmosféricos, ruído, acidentes rodoviários e congestionamento.
Considerando que, atualmente, as emissões dos transportes representam cerca de um quarto do total das emissões de gases com efeito de estufa da EU, a Comissão Europeia apresentou no passado dia 9 de dezembro, a «Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente», juntamente com um Plano de Ação com 82 iniciativas, para os próximos quatro anos.
Esta estratégia estabelece as bases para permitir ao sistema de transportes da UE concretizar a sua transformação ecológica e digital e tornar-se mais resiliente a futuras crises. O resultado será uma redução de 90 % das emissões até 2050, alcançada por um sistema de transportes inteligente, competitivo, seguro, acessível e a preços comportáveis.
Neste âmbito, a Comissão compromete-se a:
• reforçar o mercado único — intensificando os esforços e os investimentos para completar a Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) até 2030 e apoiar o setor a recuperar melhor através de maiores investimentos, tanto públicos como privados, na modernização das frotas em todos os modos de transporte,
• tornar a mobilidade justa e equitativa para todos — fazendo com que a nova mobilidade seja acessível e a preços comportáveis em todas as regiões e para todos os passageiros, incluindo os passageiros com mobilidade reduzida, e tornando o setor mais atrativo para os trabalhadores,
• reforçar a segurança e a proteção dos transportes em todos os modos de transporte, nomeadamente reduzindo o número de mortes para quase zero até 2050.
Saiba mais em https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/pt/ip_20_2329