Má Prática – Preços de entrega de garrafas de gás ao domicílio

O CIAC- Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, através da Direção-Geral do Consumidor informa sobre as recomendações da ERSE no que respeita ao não cumprimento, por alguns agentes económicos, dos preços fixados por esta Entidade Reguladora, referentes às garrafas de GLP, durante o estado de emergência.
Assim, tendo a ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos detetado que, após a fixação administrativa dos preços das garrafas de GLP pelo Governo durante o estado de emergência, alguns agentes aumentaram, ou passaram a cobrar valores pela entrega de garrafas ao domicílio, e embora o preço do serviço de entrega seja livre, esta entidade aconselha o consumidor a:
a) Ir buscar a garrafa diretamente à loja ou solicitar a alguém de confiança que o faça;
b) Estando a loja encerrada ao público, trocar a garrafa de gás num posto de abastecimento de combustíveis ou no hipermercado mais perto do local da residência;
c) Tendo um contrato com o fornecedor e não estando previsto esse pagamento do serviço de entrega de garrafas ao domicílio, efetuar uma reclamação;
d) Havendo especulação no preço dos serviços de entrega, efetuar a denúncia à ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, em www.asae.gov.pt