Dia Mundial dos Direitos do Consumidor – 15 de março (3ª parte)

CONSUMO SUSTENTÁVEL
I I I PARTE – RECICLAR
Transformar objetos usados em produtos novos, como forma de preservar o ambiente e favorecer um desenvolvimento económico sustentável e cooperativo – Este é o conceito de RECICLAR.
A reciclagem possui um importante papel, apesar de não ser a única medida a ser realizada para a diminuição do lixo produzido, uma vez que, reduzindo a quantidade desse lixo também reduz a procura de novas matérias-primas. Quanto mais se recicla, mais se aproveita e desta forma preserva-se a natureza.
A reciclagem também reduz o consumo de energia, em alguns casos. Como exemplo damos o alumínio.
O alumínio é material quase totalmente reciclável. A sua produção a partir da bauxite, recurso mineral não renovável, extraído do solo, obriga a um consumo elevadíssimo de energia elétrica.
Desta forma, o reaproveitamento das latas e outros produtos de alumínio é mais vantajoso, não só economicamente como ambientalmente, do que a produção de novos materiais.
A degradação da natureza, provocada pelo lixo poderá criar sérios problemas para as gerações futuras.
Um individuo pode produzir diariamente cerca de 5kg de lixo. Se multiplicarmos por toda a população mundial, os números tornam-se assustadores.
O aumento populacional obriga a uma maior preocupação a nível mundial, no que respeita a preservar as reservas naturais, flora e fauna. Hoje em dia, possuímos o conhecimento e o acesso a novas tecnologias para tratamento de lixo e reciclagem de produtos, não só para a melhoria de qualidade de vida como para a proteção da natureza.
É necessário um sentido crítico e responsável dos nossos atos:
- Reduzir a quantidade de resíduos;
- Reutilizar materiais;
- Reciclar, separar o que pode ganhar vida nova.
Separe os vários tipos de resíduos. Orgânicos, embalagens, vidro, papel e papelão e materiais recicláveis, depositando-os nos contentores adequados.
Lave e compacte as embalagens antes de as depositar no contentor de reciclagem.
Deposite as pilhas e lâmpadas nos contentores próprios.
Faça também a reciclagem dos tinteiros e toners.
Os óleos usados na nossa cozinha, não devem ser depositados no contentor do lixo, mas sim no contentor destinado para o efeito – Oleão.
Coloque os pequenos eletrodomésticos em fim de vida, em contentores apropriados. Estes encontram-se habitualmente localizados em grandes superfícies comerciais.
Por cada tonelada de papel reciclado evita-se o abate de 20 árvores;
O plástico tem um tempo médio de 200 a 500 anos de decomposição;
O alumínio demora 500 anos a decompor-se;
Por cada tonelada de vidro reciclado economiza-se cerca de 1330 kg de areia;
Pilhas e acumuladores contêm materiais tóxicos que provocam poluição a nível dos solos e das águas subterrâneas;
O lixo orgânico é utilizado na produção de adubos orgânicos.
OUTROS CONSELHOS IMPORTANTES
No dia-a-dia, opte por transportes públicos. Noutros casos e se possível, faça os percursos, conjugando o automóvel com os transportes públicos.
Em pequenas deslocações opte por caminhar em vez de se deslocar de automóvel.
Se vai comprar um veículo, seja ele carro ou moto, informe-se e prefira um que seja mais amigo do ambiente.
Adote um estilo de condução defensiva. Evite grandes acelerações e travagens bruscas. Desta forma não só poupa combustível como poupará os travões e pneus da sua viatura.
Use papel 100% reciclado e livre de cloro, caso tenha necessidade para escrever ou imprimir e consuma o menor volume possível de papel, utilizando sempre as duas faces da folha. O melhor é pensar bem antes de dar ordem para imprimir.
Procure os produtos da sua região. Os produtos locais e de origem biológica, para além de mais saudáveis são menos agressivos para o ambiente, uma vez que recorrem a técnicas tradicionais em substituição dos químicos. Está ainda associado a poupança de combustíveis com o seu transporte, uma vez que são curtas as distâncias percorridas entre o local de produção e de venda.
Câmara Municipal do Barreiro / GAM/CIAC
Telefone: 212068052
E-mail: ciac@cm-barreiro.pt