DIA MUNDIAL DA POUPANÇA – 31 DE OUTUBRO DE 2020 | Como poupar dinheiro no jardim

A jardinagem é um passatempo cada vez mais procurado. A beleza das flores e a atividade proporciona uma grande tranquilidade. Pode, no entanto, revelar-se um passatempo nada económico. Fomos procurar alguns conselhos para pouparmos sem prejudicar o jardim.
1. É mais económico adquirir sementes para plantar do que plantas e flores já envasadas. Normalmente uma embalagem traz muitas sementes, podemos sempre aproveitar para fazer troca de sementes com amigos que também apreciem esta atividade ou guardá-las num local fresco e seco para o ano seguinte.
2. Aproveitar sempre a agua da chuva para regar as nossas plantas e o jardim, a qual pode ser recolhida bastando para isso colocar vários recipientes ao ar livre.
3. Uma outra forma de se conseguir flores novas para o jardim é pedindo enxertos das mesmas aos amigos ou fazer troca com outras pessoas amantes da jardinagem.
4. Conforme recomendamos para qualquer outra compra, devemos comparar preços entre viveiros, hortas e lojas de jardinagem, sempre que tivermos de adquirir algo para o jardim. A internet já disponibiliza uma grande variedade de produtos para venda online e cujos preços merecem ser consultados.
5. Caso tenhamos de adquiri plantas, devemos saber que as maiores são sempre mais caras do que as menores, por isso optar pelas mais pequenas costuma ser a opção mais económica. No entanto e caso o permita podemos adquirir uma planta grande e dividi-la em duas ou três, conforme o ato o compense.
6. Por vezes comprar plantas em grandes quantidades, fica mais barato. Não vamos por certo precisar de todas, por isso podemos dividir a compra através de um grupo de amigos para a poupança ser maior.
7. Toda a compra por impulso não é conveniente. Devemos certificarmos que temos espaço adequado para as plantar e que as espécies em questão são adequadas ao clima onde vivemos, caso contrário é dinheiro deitado fora.
8. Se possível, criemos a nossa própria compostagem, utilizando para o efeito os resíduos do jardim, tais como folhas, relva cortada, pétalas murchas. Podemos ainda adicionar os restos do nosso lixo orgânico e não teremos necessidade de comprar fertilizante. Em alternativa, podemos usar outro tipo de material para criar uma compostagem saudável para um jardim, caso de aparas de madeira ou de lenha, palha ou papel de jornal triturado. Colocada a volta das plantas, flores e arbustos, a compostagem fornecerá nutrientes preciosos á terra, mantendo-a húmida, implicando desta forma gastar menos tempo e água para regar.
9. Podemos ainda confecionar os nossos próprios pesticidas e pouparmos na compra destes produtos. Uma sugestão é deita sal entre as pedras ou tijolos do jardim para evitar a propagação de ervas daninhas. Como alternativa, podemos fazer uma mistura de vinagre e sabão da loiça, pulverizando as ervas daninhas.
10. Os jardins não precisam de tanta água como ás vezes imaginamos. Regarmos pela manhã cedo ou á noite, evitamos a evaporação da água durante as horas de maior calor, para além de manter o jardim húmido, evitamos também o desperdício de água e respetivos custos com a mesma.
11. Deixarmos a relva crescer um pouco em vez de a manter muito curtinha, vamos necessitar de menos água pelo motivo de não estar tão rente à terra e, por isso mesmo não corremos o risco de secar.
12. Dá por certo mais trabalho usar uma maquina de cortar relva manual do que uma elétrica, mas é muito mais económica, pois não requer combustível para funcionar e o ambiente agradece.
13. É importante investir em utensílios de jardim de elevada qualidade e termos especial cuidado com a sua manutenção. Com o trabalho e o esforço que os equipamentos de jardinagem estão constantemente sujeitos, compensa termos utensílios robustos e duradouros, senão estaremos sempre a renová-los. O barato pode sair caro.
14. Escolher o outono em vez da primavera para plantarmos tem as suas vantagens. As plantas e flores encontram-se a preços mais baixos, em virtude dos viveiros e lojas especializadas quererem esgotar o seu stock antes do inverno.
Saiba mais em:
https://agriloja.pt/blog/jardim/