CONSUMO SUSTENTÁVEL | MENOS É MAIS!

Já ouvimos esta frase, mas nem sempre sabemos interpretá-la.
Desculpamo-nos com falta de tempo, rotinas que nos cansam e nos conduz à frustração, ao stress e à infelicidade e, até parece que não conseguimos livrar delas. Ficamos a pensar como é possível que certas pessoas tenham tempo para tanta coisa durante o dia e outras parece que as horas encolheram ou se evaporaram do relógio.
A falta de tempo e falta de organização caminham frequentemente lada a lado. A mudança de rotinas depende unicamente de nós.
A pandemia deu-nos a oportunidade de avaliarmos como estamos organizados.
Vamos arrumar a nossa cabeça e a nossa vida, dando uma lufada de ar fresco a um possível recomeço?
Não esqueçamos que o dia tem 24 horas, para todos e em todos os relógios de Mundo, por isso vamos parar para pensar no que estamos a fazer de errado na nossa vida.
Vamos reorganizar e começar por facilitar o nosso dia-a-dia, encontrar paz de espirito e o equilíbrio adequado entre a vida pessoal e a vida profissional.
Para tal, são importantes o uso dos verbos arrumar, catalogar, planear e minimizar (destralhar), mas não esquecer de deixar espaço para improvisar. O objetivo é simplificar a nossa vida e não convertê-la numa ditadura doméstica.
Vamos correr com a desordem e ganhar tempo para nós, para os nossos familiares e amigos.
O CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor recomenda 8 sugestões facilitadoras deste processo:
1 – ORGANIZAR A CASA
O que funciona para uns pode não funcionar para outros, por isso, encontrar o próprio estilo de arrumação é importante.
Como organizar também é escolher, vamos então escolher e identificar o que mais usamos, aquilo que mais precisamos ter sempre à mão, o que não utilizamos com tanta frequência e o que utilizamos uma vez no ano.
Distribuir tudo por categorias, as roupas, produtos de limpeza, CD, livros, brinquedos, etc.
“Destralhar” é decidir o que se quer manter, o que nos traz felicidade, aquilo que na realidade precisamos para estarmos bem. O excesso é “tralha” e rouba-nos energias ocupando espaço valioso. Quanto mais espaço estiver livre mais tranquilidade vamos sentir.
É exaustivo quando andamos à procura, na hora de sairmos de casa, das chaves, dos óculos, da carteira. São objetos que deixamos em qualquer lado e nunca sabemos onde os deixámos. Assim, conclui-se, que tudo tem de ter um lugar próprio para que se evite situações de stress.
Evitar a desordem, deixando de acumular revistas, desdobráveis de promoção de supermercados, cupões de desconto que já passaram de validade, etc. Ver o que é importante manter e guardar de forma adequada. O resto mandar para a respetiva reciclagem/lixo.
2 – APONTAR AS DATAS QUE CONSIDERAMOS IMPORTANTES
Os aniversários de familiares, amigos, reuniões, consultas médicas, etc. Escrever tudo no mesmo sitio, seja no telemóvel ou mesmo e porque não, em suporte duradouro como o papel.
O que é importante é ter tudo reunido para evitar ansiedade e sentimento de culpa por termos esquecido de uma data especial ou termos perdido a consulta médica que tantos meses demorou a conseguir.
3 – A COZINHA ORGANIZADA
O arroz, açúcar, farinha, massa, cereais, leguminosas, ervas aromáticas secas, podem ser colocadas, por exemplo, em frascos de vidros transparentes, herméticos, podendo deste modo verificarmos sempre quando estão a acabar.
Prevenir a falta, tendo sempre em stock os produtos que mais usamos, para não acabarem de forma inesperada, quando mais deles necessitamos.
Fazer um menu para a semana facilita muito, evitando o stress de termos sempre que pensar o que vamos cozinhar todos os dias. Esta atitude será ainda mais produtiva se conseguirmos fazer as compras para a semana, levando-nos a ter mais tempo para nós e para a nossa família e amigos.
Ter sempre á mão uma lista na qual apontamos o que nos vai fazendo falta. Assim não corremos o risco de esquecer ou de comprarmos a mais ou pior, de comprar o que não nos faz falta.
Arrumar a cozinha à medida que usamos os espaços e utensílios para cozinhar, no final das refeições é muito mais fácil e rápido arrumar.
4 – CONTROLAR O NOSSO ORÇAMENTO
Não existe nada mais stressante que o descontrolo de gastos que nos obrigam a uma grande e milagrosa ginástica, ás vezes sem sucesso. Se chegamos ao final do mês com falta de dinheiro, é bom sabermos onde foi gasto. Por certo, algo não esta bem com a gestão que estamos a fazer.
5 – AGENDAR A VIDA
Usar uma agenda ou bloco de notas pode parecer uma coisa antiquada, mas dão um grande jeito e ordem na nossa vida.
6 – ARRUMAR O ROUPEIRO
Fazer uma limpeza aos roupeiros, no mínimo 2 vezes por ano. Coisas que não usamos há vários anos, não vale a pena mantê-las. Vão ocupar espaço que tanta falta pode fazer. Doar a instituições de caridade, a conhecidos, aquilo que já não usamos, podemos estar a contribuir para o bem-estar de muitas outras pessoas.
7 – LIVRARMOS DOS OBJETOS INUTEIS
Como livrarmos dos pequenos lixos que vamos acumulando em casa?
Guardando apenas o que tem valor sentimental e que tem passado de gerações em gerações. Pode ser um prato, uma caixa, um quadro ou mesmo um colar ou fio que era da tetravó.
Deitar fora tudo quanto já passou da validade. Tirar uns minutos para verificar as datas dos produtos alimentares, medicamentos e cremes. Fazer uma adequada reciclagem/lixo.
8 – MUDAR DE ATITUDE
Não são apenas as coisas que nos rodeiam que precisam de ser organizadas. Nós precisamos para tal de mudar de atitude perante a vida.
Deixar de guardar rancores, mágoas, de sermos pessimistas e preguiçosos. Viver de forma sustentável, ativa e alegre. Utilizarmos o tempo com programas que nos podem dar boas energias. Deixarmos de viver obcecados com que os outros pensam de nós.
Vamos descobrir quem somos, se nos conhecemos bem e, ganharmos a nossa própria identidade.
Para ajudar a pôr o plano de mudança em pratica, pode consultar os seguintes sites:
https://www.e-konomista.pt/kakebo/
https://www.boonzi.pt
https://www.timeout.pt/coisas-para-fazer/dicas-de-como-arrumar-a-casa-seguindo-o-metodo-de-marie-kondo