Consumo Responsável – Combate ao desperdício | Formas para gerir melhor o orçamento familiar

Quem gere um orçamento mensal sabe que uma grande fatia do mesmo vai diretamente para as compras de supermercado, nomeadamente a alimentação. Não existe forma de contornar esta situação, no sentido em que não nos é possível reduzi-la. Mas mesmo assim podemos poupar dinheiro. Senão vejamos:
1 APROVEITE TUDO – Tudo quanto comprou pagou. Tente utilizar tudo pelo qual pagou. Use o óleo/azeite das latas de atum para temperar um peixe cozido, ou o vinagre dos pickles para temperar uma salada de acompanhamento. Aproveite a calda do feijão enlatado para adicionar ao arroz ou á sopa que está a confecionar com os mesmos. Aproveite os troncos dos brócolos para fazer um creme de brócolos. Os ossos também podem ser aproveitados para conferir mais sabor a sopas e estufados. Poupar dinheiro na alimentação passa por saber rentabilizar ao máximo os produtos que adquire para o seu dia a dia.
2 DATAS DE VALIDADE – O iogurte ou os ovos terminaram a data de validade ontem, não será por tal motivo que os vai deitar fora. Os bens têm um período de segurança que ainda permitem o seu consumo. Aqui devemos de usar de bom senso antes de utilizar o alimento cujo prazo de validade já tenha passado. Verta o alimento para um prato ou taça de forma a poder observar, provar e cheirar antes de o aproveitar. Não apresentam duvidas consuma-os de imediato.
3 LEGUMES FRESCOS vs CONGELADOS vs ENLATADOS – A nossa saúde recomenda alimentos frescos. Todavia com um prazo de validade curto, não é raro acabarem no lixo, desperdiçando-se assim alimento e dinheiro. Se este é o seu cenário, a melhor forma é optar pelas versões congeladas e em ultimo recurso as enlatadas. São igualmente nutritivas, duram mais tempo e são mais em conta.
4 CONGELAR – Uma boa forma para poupar dinheiro é congela-los. Congelar refeições. Congelar alimentos que tem em excesso, para não se estragarem. O congelamento é um grande aliado para quem trabalha, porque nos leva à poupança de tempo e de dinheiro.
5 RENTABELIZAR OS RESTOS – Não deite fora restos de alimentos. Sempre que sobre comida pense a forma de como vai aproveitá-la. Pode levar para o almoço do dia seguinte. Pode utilizar para preparar um prato ligeiramente diferente ou então criar uma receita nova. Seja criativo (a).
6 A FORMA COMO SE COZINHA – Poupar ou desperdiçar dinheiro na alimentação, passa pelos recursos energéticos utilizados na preparação da confeção dos alimentos.
Não ligue o forno até realmente precisar dele. As panelas devem ser adequadas às bocas do fogão. Não deixe a torneira a correr se tiver de lavar muitos alimentos. Retire do frigorifico todos os ingredientes de uma só vez.
7 PROVAS DE ALIMENTOS – As pessoas ainda apresentam alguma resistência em comprar produtos de linha branca. As marcas brancas são as mais baratas, mas não significa que seja de menor qualidade. Compre duas marcas brancas de um produto e leve-as para casa para fazer uma prova. Vai surpreender-se ao descobrir que muitas vezes os alimentos mais caros nem sempre são os melhores ou os mais saborosos!