Como poupar dinheiro quando passamos a ferro

DIA MUNDIAL DA POUPANÇA – 31 DE OUTUBRO DE 2020
Por uns odiada, por outros amada, a atividade de passar a ferro, ou engomar a roupa é necessária e por vezes, dispendiosa. Vamos descobrir formas diferentes em como este pequeno eletrodoméstico nos pode levar a poupar. Vamos lá criar alguma motivação e fazer então as pazes com o ferro de engomar.
1. Passar a roupa a ferro em casa para poupar- O facto de estarmos a passar a ferro em casa e não deixarmos na lavandaria ou engomadoria, já estamos a poupar.
2. Cesto cheio de roupa dobrada – É normal irmos dobrando roupa depois de seca e colocá-la num cesto onde vai ficar até à hora de a passarmos a ferro. Este ato faz com que a roupa acumule rugas/vincos que vai tornar a sessão de passar a ferro mais longa e mais cara. Sempre que for possível, pendurar a roupa que precisamos de passar, por exemplo os camiseiros. É a forma mais inteligente de diminuir tempo ao ferro e gastos na eletricidade.
3. Investir num bom ferro de engomar – Pode parecer contraditório, adquirir um ferro de alta qualidade, mas acaba por ser um investimento a longo prazo. Os ferros baratos têm uma esperança de vida muito curta, o que implica novos gastos noutros ferros e isto acaba por ser um ciclo dispendioso que não se encaixa no nosso objetivo de poupança. Para além disso, um ferro de alta qualidade, vai garantir a durabilidade da nossa roupa.
4. Engomar em grandes quantidades – Sempre que pegarmos no ferro, devemos passar o maior número de peças possível. Com o ferro e a tábua já quentes, o gasto na eletricidade é mínimo. Se fizermos o contrário, ligarmos o ferro vezes sem conta para passarmos poucas peças ou aquelas que vamos necessitar para o dia seguinte e no outro dia voltarmos a ter o mesmo comportamento, vamos ter uma fatura de eletricidade com valores elevados.
5. Pôr ordem, na atividade de passar a ferro – Para pouparmos tempo e eletricidade, façamos a divisão das peças antes de ligarmos o ferro. Comecemos por passar primeiro as peças que exigem uma temperatura mais baixa, aumentando gradualmente a temperatura para engomar as peças mais resistentes. Quando alteramos constantemente a temperatura, temos de aguardar que o ferro aqueça ou arrefeça, gastando tempo e eletricidade. Com esta atitude diminuímos o risco de danificar uma peça mais delicada com o ferro demasiado quente.
6. A ajuda da água – Colocamos por vezes o ferro numa temperatura máxima porque entendemos que será a melhor solução para a peça toda enrodilhada, que temos sobre a tábua. Não nos lembramos que quanto mais quente estiver o ferro mais eletricidade vamos pagar. Em vez disso, reduzindo a temperatura do ferro e usar o vapor do mesmo ou um pulverizador/borrifador sobre a roupa mais difícil, vamos conseguir engomar mais depressa, com menos esforço e custos.
7. Engomar bem com menos calor – Outra forma eficiente de reduzir os níveis de calor sem prejuízo de uma boa passagem, é refletir o calor acumulado através da roupa. Isto acontece com uma cobertura refletora para a tábua de passar ou então envolvê-la com folha de alumínio, com o lado brilhante da folha para cima.
8. Ligar e desligar – Já nos aconteceu ligar o ferro só para engomar uma camisa ou um par de calças que já vestimos, mas queremos voltar a vestir, mas sem as rugas que, entretanto, se formaram. Não existe necessidade. Basta pendurarmos a peça ou peças num cabide na casa de banho durante o duche e o vapor vai tratar do resto.
9. Cuidados e manutenção – Como qualquer outro eletrodoméstico, o ferro de engomar também requer uma manutenção continua no que toca a limpeza. É importante termos bons conhecimento do manual de instruções para sabermos como tratar do ferro para que ele resista durante muitos anos, sem danificar ou sujar a roupa, isto é, sem prejuízos extras. Por outro lado, depois de uma sessão de passagem a ferro, é importante não esquecermos de desligá-lo, esvaziar a água que sobrar dentro do reservatório e deixá-lo arrefecer antes de o guardar. Evitar deixar o ferro ligado se interrompermos a passagem a ferro para irmos atender o telefone mesmo que seja por pouco tempo.
Pode saber mais em:
https://www.economias.pt/como-poupar-ao-passar-a-ferro/
https://www.organizaracasa.com/poupar-energia-ao-passar-a-ferro/