Comissão Europeia publica resultados sobre o Sweep referente às avaliações dos consumidores em linha

O CIAC - Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, através da Direção-Geral do Consumidor, informa que a Comissão Europeia e as autoridades nacionais de defesa do consumidor publicaram os resultados da ação de rastreio de sítios internet (Sweep) realizado à escala da União Europeia sobre as avaliações dos consumidores em linha.
Coordenadas pela Comissão Europeia, as autoridades de 26 Estados-Membros, a Islândia e a Noruega verificaram 223 sítios internet.
- Desse exercício foi concluído que quase dois terços das lojas em linha, das plataformas de comercialização, dos sítios internet de reservas, dos motores de pesquisa e dos sítios de serviços de comparação analisados suscitaram dúvidas quanto à fiabilidade das análises. Com efeito:
- 104 dos 223 sítios internet examinados não informam os consumidores sobre a forma como as avaliações são recolhidas e processadas;
- 118 não contêm informações sobre como as avaliações falsas são evitadas;
- 176 não mencionam que as avaliações incentivadas (por exemplo, resultantes de uma recompensa monetária) são proibidas pelas suas políticas internas ou, caso contrário, a forma como garantem que elas são assinaladas como incentivadas.
As autoridades de defesa do consumidor concluíram que, pelo menos, 55% dos sítios internet verificados violam potencialmente a Diretiva relativa às práticas comerciais desleais, que exige a apresentação de informações verdadeiras aos consumidores, a fim de permitir uma escolha informada.
Em Portugal esta verificação foi efetuada pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, no âmbito das suas competências.
Mais informações podem ser consultadas no comunicado de imprensa.